AnDré
Moderação
Andre amanha pesquiso melhor sobre essa estaçao se bem q no atlas iberico a extensao das temperaturas maximas medias acima dos 35 para essa regiao n seja muito extensa muito longe do interior centro e sul da PI hoje confesso q ja nao tenho cabeça para faze lo, mas foi aqui um bom momento de debate com a velha guarda do forum stormy, andre e belem.
O Altas Ibérico (livro) traz um DVD com as normais (71-00) de todas as estações da AEMET e do IPMA para o período referido.
No que diz respeito à temperatura, e só para se ter ideia da discrepância da rede de estações, a AEMET tem 1399 estações, ao passo que o IPMA conta com 64.
Na precipitação, são 4249 estações no lado espanhol e 291 portuguesas.
Se tivermos em conta que Espanha é 5x maior que Portugal, então no que diz respeito à temperatura, deveríamos ter 280 estações e não 64. Ora, 280 estações certamente que nos davam uma ideia bem melhor do clima português.
64 estações claramente que não são suficientes. Daí que nos mapas do Atlas Ibérico saltem à vista 2 pontos quentes junto à fronteira: uma no Douro internacional, outra no Tejo internacional.
No caso do Douro, do lado português só foi considerada uma estação: Touça (617m).
No caso do Tejo, também só foi considerada uma estação: Castelo Branco.
Aí então a situação é mais escandalosa, dado que a 3km da fronteira portuguesa, ZARZA LA MAYOR tem uma média de Tmáx em Julho e Agosto de 38,1ºC.
A sul, apesar da rede também não ser suficiente, não se denotam discrepâncias tão grandes.
Mapa de rede das estações consideradas para a elaboração do Atlas Ibérico.
PS: Uma boa parte da área portuguesa da Beira Alta resulta dos dados obtidos pelas estações das Penhas Douradas e da Guarda - que como sabemos são regiões de altitude. Seia, Gouveia, Covilhã, Pinhel, etc, etc que delimitam a Serra da Estrela, e cuja Tmáx é bem superior, não constam do Atlas Ibérico.
Também na região centro, entre Coimbra e Santarém, só existe as estações de São Pedro de Moel e Montemor-o-Velho. Isso, no Atlas, traduz-se numa área bastante fresca, em termos de máximas, na região centro. Quando sabemos que de Leiria-Fátima para este (Lousã, Tomar, Sertã, etc), existe uma região que aquece bem.
Obviamente que o mesmo se traduz nas regiões frias. A Peneda-Gerês não existe, o Alvão também não, Montemuro a mesma coisa, o Caldeirão idem idem...
Resumindo, os mapas do Atlas Ibérico têm uma resolução imensamente maior de Espanha.