belem
Cumulonimbus
Belem acho que postas-te o mapa ao contrário.
Acho que o mapa ibérico é bem explicito nesse ponto e reflete bem a realidade da região, vegetação seca não tem uma relação directa com a temperatura, a região da Rioja é tão seca ou mais que a região do Coa e tem temperaturas máximas mais baixas, e a área amarelada ou seja seca, é bem superior a região raiana douriense, acho que podemos entrar em vários níveis de analise, um nível especulativo e ai poderemos falar de Riodades e de temperaturas registadas em automóveis, ou podemos entrar num campo de analise baseado em dados oficiais, num a imaginação e especulação é o limite noutro podemos cingir aquilo que dispomos.
O mapa originalmente já estava ao contrário.
Mas se faz muita confusão, eu vou tirá-lo. Mas em certas áreas, já se apresentam valores inferiores a 300 mm e isto em séries mais antigas.
E ninguém disse que a vegetação seca tem relação com a temperatura, aliás a vegetação tem relação com fatores bastante distintos, como composição do solo, precipitação, evapotranspiração entre outros. A temperatura é só um deles.
A sua comparação é bastante descabida, Rioja não tem nada a haver com o Vale do Côa e quantidade de área seca, é bastante irrelevante, pois essa região sofreu enormes desflorestações e a imagem que vemos de hoje não reflete em nada a climatologia da zona. Mas o que parece certo é que os níveis de evapotranspiração são maiores no Côa.
Mas, quem é que está a inventar dados? Vai-me dizer que os níveis de precipitação medidos noutras zonas do Douro são falsos e o Pinhão é o forno da região? E ninguém está a falar de Riodades...
Também posso colocar os valores de temperatura de Saucelle, mesmo ao lado da fronteira portuguesa numa zona que até nem está conotada como das mais quentes (e justamente, na minha opinião), e vai ver, que já bate e bem os valores obtidos no Pinhão.