Não sei se este é o tópico adequado ou se isto deveria estar antes nos tesourinhos deprimentes... se a administração assim achar, agradeço o trabalho de mudarem. Aqui vai:
Num manual escolar de Ciências Naturais do 8.º ano, no Objetivo Geral 11 (Influência das catástrofes no equilíbrio dos ecossistemas), vem a seguinte informação sobre "tempestades":
«É habitual distinguir as tempestades de acordo com a área geográfica de ocorrência por:
Tufão: é a nomenclatura utilizada para as tempestades de maior intensidade que ocorrem no Oceano Pacífico Noroeste (região oeste dos EUA, Japão e China).
Furacão: é a nomenclatura utilizada para as tempestades no Oceano Atlântico norte (Caraíbas, região leste dos EUA e Golfo do México).
Ciclones tropicais: ocorrem no sul do Pacífico e Índico.»
Bem, aquela do Oceano Atlântico norte parte-me todo. E depois aquela dos Ciclones tropicais... Os tufões e os furacões também o são, não é? (a pessoas lê tanta asneira que chega a uma altura já nem consegue raciocinar). E o próprio conceito de "distinguir as tempestades..." Enfim!
Isto parece-me grave. Apesar de ser informação exclusiva para o professor, a que os alunos não têm acesso, reconheço que a maior parte do professores de Ciências Naturais/Biologia e Geologia, infelizmente, não percebe nada de Meteorologia e são capazes de aceitar passivamente aquela informação e transmiti-la aos alunos...
Agradeço comentário, em especial dos mais entendidos no assunto, pois sinto-me na obrigação de contactar a editora. Mas para isso quero estar 100% seguro das correções que têm que ser introduzidas. Obrigado desde já!