Estou a achar estranho ninguém se adiantar, em 2005 houve pelo menos um jornal a oferecer óculos se não me engano.
De qualquer forma, se não houver óculos especiais, há os óculos ou máscaras de soldadura, não sei se nas lojas da especialidade vendem apenas os filtros ou haverá algo mais em conta. Mas mesmo estes não sei se são seguros a nível de radiação invisível...
Mas é importante ter a noção de que óculos de sol não servem de todo, o sol não emite apenas radiação visível!
Os miúdos são os mais vulneráveis a fazerem asneira, mas parece que nas escolas já se está a alertar. Isto é um assunto muito sério, é muito fácil provocar danos nas células do olho, a consequência imediata é quando se fecha os olhos na escuridão fica-se a ver pontos luminosos que levam anos a desaparecer.... ou nunca mais desaparecem... fazendo uma analogia, é tipo conjunto pixels queimados dum ecrã ou ccd ... às vezes para toda a vida!
E escusado será dizer que olhar directamente por uns binóculos ou lentes sem qualquer filtro apropriado pode até cegar.
Sem óculos especiais, a forma mais segura é projecção indirecta, aproveitar a situação para por exemplo construir uma pinhole camera, com uma caixa de cartão, ideal para construir juntamente com crianças.
No youtube há imensos vídeos, mais ou menos sofisticados:
https://www.youtube.com/results?search_query=ver eclipse pinhole camera
Cuidados para observar um eclipse solar
Nunca se deve olhar para o Sol sem que se tenha uma proteção eficiente para os olhos. A mesma orientação vale durante um eclipse parcial ou anular do Sol. Parte da luz proveniente do Sol é de alta energia e pode danificar, de forma irreversível, células do olho.
A forma mais segura de observar um eclipse solar parcial ou anular é por meio de prejeção. Numa cartolina faça um orifício de cerca de 1 cm de diâmetro. Encoste essa cartolina furada num espelho plano. Ficando ao sol, faça a luz solar refletir num espelho e incidir numa parede à sombra. Lá se poderá ver a imagem do Sol durante o eclipse sem danificar o olho. Existem alguns filtros, usados por soldadores que podem dar proteção para poder olhar o eclipse diretamente. Sanduíches de filmes fotográficos Preto e Branco podem ser usados em breves intervalos de tempo.
Vidros esfumaçados, garrafas com líquidos escuros, óculos escuros, bacias com água etc. NÃO oferecem proteção adequada e devem ser evitados. A observação de um eclipse com telescópios, lunetas ou binóculos só deve ser feita se devidamente autorizada pelo fabricante dos referidos instrumentos. Caso contrário, o risco de danos ópticos é muito grande, geralmente ocorrendo perda total da visão. Cuidado!