Não foi bem isso que ele quis dizer.
O que ele quer dizer é que nos Açores o espectro eruptivo é grande, podemos ter erupções fissurais à semelhança do que está a ocorrer em La Palma, desde a do tipo Havaiano a strombaliano em terra e que no mar, tendem a ser mais explosivas.
No entanto, tem outro tipo de vulcões que podem gerar erupções do estilo Sta Helens, ou seja, erupções Plinianas de grande índice de explosividade vulcânica, tais como, Vulcão das 7 cidades, vulcão das furnas em São Miguel.
Há também a caldeira central do Faial que a última erupção foi sub pliniana, há cerca de 1000 anos atrás.
Nos Açores temos vulcânicos monogenéticos e poligeneticos, este último é o que pode gerar vulcanismo de alto índice de explosividade vulcânica, ou seja, são os vulcões centrais das ilhas.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Sim, é o mesmo nas Ilhas Canárias. Houve várias erupções plineanas no passado, a última há cerca de 2.000 anos em Montaña Blanca. Actualmente, podem ocorrer no Teide e noutros locais do interior de Tenerife.
Mais informação:
El Teide la única zona en la que podría haber una erupción similar a Pompeya
El Teide la única zona en la que podría haber una erupción similar a Pompeya
www.larazon.es
P.N. del Teide 2ed.
El Instituto Geológico y Minero de España (IGME) y el Organismo Autónomo Parques Nacionales (OAPN), están elaborando y editando desde el año 2002 una colección de Guías Geológicas de Parques Nacionales con el fin de divulgar el rico patrimonio geológico de estos espacios naturales protegidos y...
www.igme.es