AndréGM22
Cumulus
Está a dar-lhe bem esta noite, um verdadeiro show hoje
Neblina nos Açores pode ser consequência do vulcão de La Palma.
Hoje às 15:17
O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção a 19 de setembro Foto: EPA
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) está a estudar a possibilidade de uma reação química provocada pelo vulcão de La Palma estar a criar uma "neblina" em torno das ilhas do grupo central dos Açores.
Em declarações à Lusa, Carlos Ramalho, do IPMA nos Açores, refere que a "visibilidade mais reduzida" e a "neblina" verificada no grupo central do arquipélago "poderão ter origem no vulcão de La Palma".
Segundo disse, trata-se de um "sulfato" que se "agrega com o vapor de água" e que cria aquela "neblina" devido à humidade elevada registada nos Açores.
O meteorologista realçou que o IPMA ainda "está a confirmar" a hipótese e destacou que essa possibilidade "não tem a ver com as cinzas" do vulcão, sendo antes um processo químico.
"São reações químicas que depois se propagam pelo Atlântico. São processos químicos que se dão a partir da erupção do vulcão, que emite diversos gases. Alguns desses gases, à medida que se deslocam na atmosfera, sofrem reações químicas. Quando chegaram aqui [à região] deram origem a este sulfato", afirmou.
E prosseguiu: "Este sulfato agrega-se ao vapor de água, e como a humidade relativa está muito elevada, forma-se esta neblina. Isso é o que nós achamos, mas ainda não temos resposta oficial".
Carlos Ramalho referiu que quando a redução da visibilidade é provocada por areias do deserto, "normalmente fica tudo muito sujo e com pó", situação que não está a acontecer atualmente.
Segundo disse, é "provável" que esse sulfato se tenha propagado a outras regiões, mas "como a humidade não era tão elevada" nesses locais "as pessoas nem deram conta".
Esperando ter a confirmação oficial nas "próximas horas", Carlos Ramalho disse que a "concentração" do sulfato "é muito baixa" e que a "situação deve melhorar" no sábado.
Qual é a probabilidade desta erupção vir a provocar uma queda (ainda que ligeira) da temperatura a curto/médio prazo?
Estromboliano, combinando fases e bocas mais explosivas (normalmente o cone principal mais alto) com fases e bocas secundárias mais efusivas com lavas mais fluidas que se aproximam ao tipo havaiano.Metam para trás as 20:22 na RTP e vejam o comentário do especialista de vulcanismo nos Açores.. Disse que os Açores têm todo o tipo de vulcões, desde os que expelem mais lava como os do Havai até aos mais explosivos como o que está ativo em La Palma.. Então mas afinal o de La Palma é Havaiano ou estramboliano? Não entendi..
Em princípio, significa uma continuação da intrusão magmática no mesmo ponto em que começou há semanas. No entanto, devemos continuar a monitorizar que estes sismos não estão a diminuir em profundidade, indicando, nesse caso, a procura de uma saída diferente da actual.Boa tarde a todos!
A quantidade de sismos hoje o que pode querer anunciar? Sabendo que tudo e imprevisível, mas pode ser sinal de mais magma a querer arranjar por onde sair? Ou a própria a perder pressão e a estrutura a "acomodar se".
Já agora qual e a possível de toda aquela zona abater e formar-se uma caldeira de toda aquela zona??
Enviado do meu SM-N975F através do Tapatalk
Metam para trás as 20:22 na RTP e vejam o comentário do especialista de vulcanismo nos Açores.. Disse que os Açores têm todo o tipo de vulcões, desde os que expelem mais lava como os do Havai até aos mais explosivos como o que está ativo em La Palma.. Então mas afinal o de La Palma é Havaiano ou estramboliano? Não entendi..