MSantos
Moderação
Então o animal terá roído as pinhas? Os coelhos acho que não o costumam fazer, existem alguns coelhos na Mata do Estádio Nacional, já os vi algumas vezes. Terão sido os coelhos
Passei pela Mata do Estádio Nacional, na encosta oposta ao estádio. Não encontrei nenhum esquilo, nem vi grandes indícios da sua possível presença. No entanto encontrei alguns dos tais buracos que tinha falado no post anterior.
Numa determinada área de pinhal, haviam uns quantos buracos deste tipo. Agora se foram esquilos a fazê-los...
A distribuição indicada na wikipedia já está muito desactualizada.
A recolonização tem continuado com sucesso e o limite mais a sul da população deve andar pela linha horizontal que vai da Nazaré ao zona do Tejo Internacional.
Exemplos:
Nazaré (2008): http://oslugaresdoescritor.blogs.sapo.pt/422.html
Vila de Reis: http://www.cm-viladerei.pt/co.php?pp=cxaf
Vila Velha de Rodão: http://www.cm-vvrodao.pt/principal.php?cont=9&sub=31&letra=p&lg=1
Bem, já passou sensivelmente um ano desde que abri este tópico. Durante o ano a "reconquista" do esquilo continuou mais para sul e entretanto encontrei uma nova referência que já coloca a espécie uns bons km mais a sul que a anterior.
Se a referência anterior era a Nazaré, entretanto encontrei uma indicação de que os esquilos já são vistos na parte sul do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Foi visto especificamente na zona de Alcobertas.
http://www.biodiversity4all.org/index.cfm?event=getps&urln=/waarneming/view/56668210
Como é óbvio são boas notícias, não só a espécie continua a sua expansão mais para Sul, como colonizou mais um parque natural. Parque esse muito fraquinho em termos de mamíferos diga-se de passagem (com a honrosa excepção dos morcegos).
A tal linha horizontal que ia da Nazaré até à zona de Vila Velha de Rodão já baixou cerca de 20km no litoral do país. E no interior? Será que os esquilos já passaram o Tejo e já andam pelas zonas de Niza, Castelo de Vide?
Há uns tempos aqui na zona de Abrantes passou me um animal a frente do carro e mal saiu da estrada subiu um pinheiro com uma grande velocidade, uma cauda grande. Disse a uns colegas que seria um esquilo, será que podia mesmo ser? É que nunca mais o vi e passo lá todos os dias
Há uns tempos aqui na zona de Abrantes passou me um animal a frente do carro e mal saiu da estrada subiu um pinheiro com uma grande velocidade, uma cauda grande. Disse a uns colegas que seria um esquilo, será que podia mesmo ser? É que nunca mais o vi e passo lá todos os dias
Pela descrição parece ser e a zona de Abrantes segue a tal linha horizontal de expansão da espécie, de que falava há uns posts atrás.
É bem possível que comecem a aparecer casos desses com mais frequência
^^
Mas as caudas são bem diferentes
Pode não ser relevante, mas é só para informar que era no concelho de Abrantes mas já a sul do Tejo
Não sei se esta informação servirá para alguma coisa