SITIO DAS FONTES INTEGRA REDE MUNDIAL DE ESTAÇÕES GNIP
No âmbito de uma parceria com a Universidade do Algarve e com o Instituto Superior Técnico / Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares, foi recentemente instalado na Meteofontes - Estação Meteorológica do Sítio das Fontes, um coletor de precipitação para medição de isótopos ambientais.
A Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA) e a Organização Meteorológica Mundial (WMO) iniciaram, em 1960, uma rede mundial para a medição de isótopos na precipitação (GNIP - Global Network of Isotopes in Precipitation). A rede mundial, que funciona em regime de voluntariado, mede distintos parâmetros, como os isótopos estáveis de oxigénio (18O e 16O), de hidrogénio (2H e H) e o teor em trítio (3H) isótopo ambiental radioativo.
Desde Abril de 2014, o Algarve está representado na rede GNIP, e tal foi conseguido através da instalação de um coletor no Parque Municipal do Sítio das Fontes.
Os dados isotópicos determinados serão armazenados numa base de dados pública e gratuita (
http://www.iaea.org/water), e poderão ser utilizados por um número crescente de estudos, nomeadamente de meteorologia, climatologia, hidrologia, hidrogeologia, limnologia e ecologia.
http://www.cm-lagoa.pt/pt/noticias/3782/sitio-das-fontes-integra-rede-mundial-de-estacoes-gnip.aspx