Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Olá, Aristocrata. ;)
Querias saber da Vaisala, só por curiosidade uma estação Vaisala completa ao nível do IM ronda os 15.000 a 20.000 €. ;)

:shocking:
Lá se foi o meu devaneio de aos 65 anos - reforma (ou quem sabe aos 70 anos:p) Comprar uma coisa mais "revolucionária" para passar o tempo. Eh, eh! Raisparta o euromilhões que não me sai - tenho de começar a jogar nele!!!:lmao:

Agora a sério: o diferencial de preços é tão alto entre as marcas que assim deixa-me seriamente a pensar se vale a pena apostar numa marca mais onerosa, ainda que a qualidade lá esteja.
Já agora e voltando ao filme do costume: e entre as oregon e as lacrosse? na faixa de entrada de gama? Atendendo a que dou mais importância aos dados de precipitação e temperatura (e um pouco ao vento) qual a melhor opção? Alguém para dar alguma luz?
Já li bastantes posts anteriores mas como há sempre evolução optei por aqui colocar as minhas dúvidas.

Obrigado

Lá se foi o meu devaneio de aos 65 anos - reforma (ou quem sabe aos 70 anos:p) Comprar uma coisa mais "revolucionária" para passar o tempo. Eh, eh! Raisparta o euromilhões que não me sai - tenho de começar a jogar nele!!!:lmao:

Agora a sério: o diferencial de preços é tão alto entre as marcas que assim deixa-me seriamente a pensar se vale a pena apostar numa marca mais onerosa, ainda que a qualidade lá esteja.
Já agora e voltando ao filme do costume: e entre as oregon e as lacrosse? na faixa de entrada de gama? Atendendo a que dou mais importância aos dados de precipitação e temperatura (e um pouco ao vento) qual a melhor opção? Alguém para dar alguma luz?
Já li bastantes posts anteriores mas como há sempre evolução optei por aqui colocar as minhas dúvidas.

Obrigado

Umas perguntas antes,

Quais são as condições para por os sensores? é prédio, é vivenda a comunicação dos sensores com a estação é facilitada (poucas paredes, tem visibilidade da estação com os sensores).

Tenta dar detalhes da possivel instalação para assim se poder dar uma ajuda, um abraço.

Tenho uma moradia de 4 frentes e terreno livre desde norte a sudoeste. Só o anemómetro é que o teria de colocar em cima da casa mas até isso é fácil pois tenho o topo da haste da antena de TV\parabólica livre e fica a cerca de 10 metros de altura.

Tenho uma moradia de 4 frentes e terreno livre desde norte a sudoeste. Só o anemómetro é que o teria de colocar em cima da casa mas até isso é fácil pois tenho o topo da haste da antena de TV\parabólica livre e fica a cerca de 10 metros de altura.

Pelas condições que tens aconselho-te uma Davis, uma 6152 :thumbsup:

Boas,

Aristocrata:

Se uma instalação com cabos não é problema eu recomedo a Ultimeter 2100.

Durante practicamente 9 anos tive a Ultimeter 2000, mas recentemente actualizei para a 2100.( contudo ainda mantenho o mesmo sensor temp/humidade com RS da antiga ligado à nova estação )

Óptima estação, muito fidedigna, precisa, rápida e de grande robustez/durabilidade nos sensores!

Por exemplo o vento actualiza 2 vezes por segundo..e garante o registo de rajadas rápidas..

tem 9 bancos de memória para todos os dados.

A estação base custa 331,76 Euros e já trás o anemómetro pro.

sensor temp/humidade com radiation shield: 180,96 Euros

Pluviómetro de 0.25 mm resolução:102,00 Euros

Acessório opcional Weather picture display : custa cerca de 400 euros

A estes valores acrescem os encargos dos transportes.

Software para ligar à net( wunderground por exemplo) pode usar o weather display ( o weather text que vem com a estação apenas permite o envio para o e-mail definido pelo utilizador dos dados da estação, a intervalos mínimos de 1 minuto)

Tem ainda vários serial output modes para por exemplo transmitir por rádio os dados.

site oficial: http://www.peetbros.com/shop/

http://www.peetbros.com/shop/item.aspx?itemid=2

Distribuidor ofícial sediado em Espanha( Barcelona) para aquisição do equipamento:

http://www.astroradio.com/peetbros.html?id=gQGn7VeT

(muito rápidos na entrega +/- 1.5 a 2 dias)

:thumbsup:

As opções que me estão a colocar são de facto chamativas...tenho que analisar bem os pros e contras tendo em conta o custo destas.
Mas é assim que irei tomar uma decisão - pelo menos sinto que estou mais informado em relação ao tema.
:thumbsup:

Já agora: alguém conhece a marca "watson" e que qualidade tem?

Pelas condições que tens aconselho-te uma Davis, uma 6152 :thumbsup:

Concordo, quem não viva nos infelizes apartamentos onde a larga maioria de nós vive e tenha algum terreno para colocar uma estação acho que deve fazer um "pequeno" sacrifício e comprar uma Davis pois forneceria dados preciosos à comunidade, e no teu caso que volta e meia reportas temperaturas interessantes, mais útil seria. Se o investimento for puxado, então pelo menos uma Oregon WMR200 com um RS da Davis, já seria muito bom, embora a Davis seja sempre um investimento em material com mais qualidade e durabilidade o que para o norte do país, mais chuvoso e ventoso, não seja pormenor de ignorar.

Infelizmente no material da DAVIS a importação dos EUA é a única via dado os preços absurdos do representante em Portugal, importação essa que arrasta todas as burocracias inerentes (alfandega, etc) e eventuais problemas de assistência (pouco prováveis, mas..) caso algo corra mal pois só em portes para devolver algo gasta-se muito tempo e dinheiro. Se for por exemplo uma WMR200 já há alternativas na Europa para além das lojas portuguesas que não sendo tão baratas como nos EUA tem a vantagem de oferecer algumas garantias obrigatórias na legislação comunitária que não existem nos EUA, e pagamento de portes em caso de problemas já são mais em conta. Estações como a WMR100 do Gil ou a WMR200 do Rog vieram da Alemanha a preços simpáticos sem as burocracias extra-comunitárias e com todas as garantias legais, que nem sempre existem numa importação americana.

ws1070 da Velleman

Esta marca\estação vale alguma coisa? Se é que alguém conhece...;)

Está à venda aqui por 99 euros - cyberconductor

O meu orçamento até pode ser superior mas como não conheço determinadas marcas gosto de saber que qualidade terão para decidir então o que comprar.
Por acaso tenho a wmr100N debaixo de olho - o mais barato que vi foi 192€ na redcoon.

Alguem tem opinião sobre esta estação:

B169206.jpg

É uma La Crosse Technology WS2350

O preço da Vaisala que referi é de uma estação completa com os sensores comuns, porque uma estação mais completa, como a EMA de Bragança ou de Aveiro, ou até mesmo as Vaisala portáteis podem ascender aos 100.000 €.

Soluções para particulares que querem estações topo de gama e com transmissão para redes são as Davis, a começar nos 600 € com todo esse equipamento, as Campbell nos 3000 € e as Columbia já nos 4000 €, entre outras marcas.

O meu orçamento até pode ser superior mas como não conheço determinadas marcas gosto de saber que qualidade terão para decidir então o que comprar.
Por acaso tenho a wmr100N debaixo de olho - o mais barato que vi foi 192€ na redcoon.

Para mim existem 3 niveis das estações.

1º Davis
2º Oregon / La Crosse
3º as outras.

Acho que é a opinião de 90% da malta aqui do forum.;)

Compete-me conhecer o que há no mercado - não me quero meter à sorte na compra de material e por isso exponho o que encontro para que me tirem as dúvidas.
Concerteza aqui há pessoal com experiência nestas matérias e é sempre bom "ouvir" a opinião de quem tem mais conhecimentos de causa.

Obrigado:thumbsup: