Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Compete-me conhecer o que há no mercado - não me quero meter à sorte na compra de material e por isso exponho o que encontro para que me tirem as dúvidas.
Concerteza aqui há pessoal com experiência nestas matérias e é sempre bom "ouvir" a opinião de quem tem mais conhecimentos de causa.

Obrigado:thumbsup:

Boa tarde colega, tudo bem, então ja esta decidido qual a estação que vai adquirir :)

Em princípio será a WMR100N.

Agora só falta uma coisa: procurar onde fica mais barata.
Pelo que vi esta estação não traz painel solar. Gostaria de saber se é fácil arranjar este módulo para o colocar no anemómetro uma vez que ficará muito alto e de difícil acesso para mudanças de pilhas. E já agora se alguém sabe onde encontrar e qual o preço.

Vou ver se na próxima semana me disponho - o tempo tem sido escasso - para procurar melhor.

Em princípio será a WMR100N.

Agora só falta uma coisa: procurar onde fica mais barata.
Pelo que vi esta estação não traz painel solar. Gostaria de saber se é fácil arranjar este módulo para o colocar no anemómetro uma vez que ficará muito alto e de difícil acesso para mudanças de pilhas. E já agora se alguém sabe onde encontrar e qual o preço.

Vou ver se na próxima semana me disponho - o tempo tem sido escasso - para procurar melhor.

O Painel arranja facilmente no ebay e custa cerca de 25$, depois tem de acrescentar os portes e a alfandega.

A estação por la também se arranja a bons preços, das três que já comprei, uma ficou em 117€ e a outro ficou em 128€. Agora estou a espera da terceira que ainda não saiu da alfandega.

Quanto tempo demora um processo de compra de uma estação pelo ebay contando com o tempo que demora na alfandega?
E já agora: quais os locais onde são levantadas as encomendas? Ou elas são entregues em casa?

Quanto tempo demora um processo de compra de uma estação pelo ebay contando com o tempo que demora na alfandega?
E já agora: quais os locais onde são levantadas as encomendas? Ou elas são entregues em casa?

As duas que ja recebi, levaram cerca de 15 dias, esta já vai em cerca de 1 mês, porque os senhores da alfandega estão em greve, ou estiveram em greve. As encomendas são envias para a morada que foi feita a compra.:)

Surplusgizmo

Isto é loja mas também fazem venda no ebay, nota isto é vendido como usado.

Última edição:
Boas.
Já agora, se me permitem, aproveito o tópico para vos fazer uma pergunta. Já tive 2 estações meteorológicas da oregon scientific, nada muito caro cerca de 50€ que custou cada uma, e saí sempre desapontado pois a previsão meteorológica é feita considerando a pressão atmosférica. Se estiver céu limpo e tivermos 1026 mb, por exemplo, e se a pressão cair para os 1022 mb estas estações consideram que vai chover quando não é verdade.
Assim, pedia-vos um conselho para comprar uma estação mais fiável e menos estúpida e barata:D.
Obrigado

Boas.
Já agora, se me permitem, aproveito o tópico para vos fazer uma pergunta. Já tive 2 estações meteorológicas da oregon scientific, nada muito caro cerca de 50€ que custou cada uma, e saí sempre desapontado pois a previsão meteorológica é feita considerando a pressão atmosférica. Se estiver céu limpo e tivermos 1026 mb, por exemplo, e se a pressão cair para os 1022 mb estas estações consideram que vai chover quando não é verdade.
Assim, pedia-vos um conselho para comprar uma estação mais fiável e menos estúpida e barata:D.
Obrigado

Olá e bem-vindo ao MeteoPT. ;)

Essa é uma tendência normal de todas as estações. Mas o que pedes é impossível. Nenhuma estação tão barata apresenta essa previsão tendencial com mais rigor, quanto mais uma ainda mais acessível. As estações Davis é que raramente erram nessa tendência e são irrepreensíveis em praticamente tudo, sendo as estações particulares mais avantajadas do mercado. Mas não são baratas, começam na casa dos 600 € e têm ligação à Internet via datalogger + PC. De qualquer forma, as melhores previsões não são geradas por estações, estas apresentam sempre tendências. Para previsões mais rigorosas e abrangentes, não há nada como os modelos numéricos e outros tipos.

"Tenho" uma La Crosse 1600, mas neste momento apenas o sensor da temperatura funciona "mais ou menos" (o pluviómetro e o Anemómetro voaram no Inverno de 2007 e o sensor regista uma humidade errónea desde a Primaver deste ano.

Como tenho um abrigo caseiro e apenas desejo gastar até 150 Euros, que estação me recomendam e em que local a possa comprar, ou caso mais dispendioso, algo que consiga convencer a mulher... :unsure:

EDIT: Estação com durabilidade de 2 anos.

Como tenho um abrigo caseiro e apenas desejo gastar até 150 Euros, que estação me recomendam e em que local a possa comprar, ou caso mais dispendioso, algo que consiga convencer a mulher... :unsure:

EDIT: Estação com durabilidade de 2 anos.

Olá, Lousano. ;)

Não te deverás arrepender com a Oregon WMR100N (versão WMR100 com o termo-higrómetro separado do tubo do anemómetro, para que possa ser colocado no interior de um abrigo, normalmente um radiation shield - imprescindível para proteger os sensores da radiação solar e também da incidência de chuva, que deturparão os dados e poderão pôr em causa a integridade do sensor) - encontra-se a cerca de 150 €.
(Encontra-se em lojas como a Media Markt e do mesmo ramo)

São estações para passar dos 2 anos de durabilidade. ;)

...Oregon WMR100N...encontra-se a cerca de 150 €.
(Encontra-se em lojas como a Media Markt e do mesmo ramo)...

Ontem, dia 8, desloquei-me à mediamarkt de Gaia e não tinham esta oregon. Na do centro do Porto também não.
O preço normal desta estação nestas lojas é 239€. É bastante mais caro do que os 150€ que anunciaste. Ainda teria que encomendar.

Fui ao el corte inglés, e por lá também não havia. Disse-me a funcionária que este artigo também já não se fabrica. Apenas teriam (por encomenda) a oregon wmr80 - fora de questão para mim - e a wmr200 - esta com um preço normal de 499€ (alguém daqui da zona de V.N Gaia levou a última estes dias?!:D).

Outra questão: 2º a mesma funcionária 1 dos problemas da oregon tem a ver com a assistência; disse-me ela que uma vez que 1 dos sensores avarie dentro da garantia, todo o conjunto teria de ser devolvido para troca por um novo pois a oregon não compões avarias - então que depois da garantia apenas há uma coisa a fazer, comprar um sensor ou o conjunto completo novos...

2º ela, lá para meados de Novembro virão mais artigos, talvez novos modelos. A aproximação do Natal costuma trazer mais variedade e promoções neste tipo de artigos...

Ontem, dia 8, desloquei-me à mediamarkt de Gaia e não tinham esta oregon. Na do centro do Porto também não.
O preço normal desta estação nestas lojas é 239€. É bastante mais caro do que os 150€ que anunciaste. Ainda teria que encomendar.

Fui ao el corte inglés, e por lá também não havia. Disse-me a funcionária que este artigo também já não se fabrica. Apenas teriam (por encomenda) a oregon wmr80 - fora de questão para mim - e a wmr200 - esta com um preço normal de 499€ (alguém daqui da zona de V.N Gaia levou a última estes dias?!:D).

Outra questão: 2º a mesma funcionária 1 dos problemas da oregon tem a ver com a assistência; disse-me ela que uma vez que 1 dos sensores avarie dentro da garantia, todo o conjunto teria de ser devolvido para troca por um novo pois a oregon não compões avarias - então que depois da garantia apenas há uma coisa a fazer, comprar um sensor ou o conjunto completo novos...

2º ela, lá para meados de Novembro virão mais artigos, talvez novos modelos. A aproximação do Natal costuma trazer mais variedade e promoções neste tipo de artigos...

Então e vais esperar pelo Natal ou já te decidis-te qual vais comprar ? :p