Olá a todos!
Gostava de saber, na vossa opinião, qual o melhor sítio para colocar o sensor de uma estação meteorológica que comprei há dias na Leroy Merlin.
Já li que não se deve deixar exposto ao sol e à chuva, fora da janela, no lado exterior.
Assim sendo, tenho-o colocado no interior do meu quarto, junto à janela.
Será que esta é a forma mais correcta?
Obrigado!
Se for para medir a temperatura ou o que quer que sejam as variáveis meteorológicas a ocorrer dentro do quarto, é. Mas não me parece que tenha sido esse o objectivo da compra da estação.
Deixo aqui um excerto de algo que há uns tempos escrevi para aconselhar algumas instalações:
(...)
3. O termo-higro não deve apanhar calor artificial vindo chaminés ou algo do género. É importante colocar o termo-higro no telhado, protegido por um radiation shield, onde o sol poderá incidir sem que isso tenha influência nas temperaturas observadas e onde corra vento de todos os quadrantes. A altura mínima recomendada para a instalação do radiation shield num telhado é de 1,50 metros, pois a concentração de calor junto a superfícies de cimento ou telha é muito superior à da relva, sendo essa altura a ideal para fazer a compensação à altura do prédio, que também contribuirá, para deflacionar as máximas por implicar uma distância substancialmente elevada ao solo.
(...)
5. A importância de um abrigo de radiação é extrema. Mesmo estando à sombra, os sensores sofrem sempre a incidência de radiação difusa, embora, muitas vezes, esta não seja perceptível.
Isso provoca inflações até bem perto dos 3 ºC, em determinados dias ou alturas do dia, dependendo isso da intensidade solar, resultante do mês em questão, e da quantidade e tipo de nebulosidade no céu.
Quanto maiores forem os níveis de radiação solar UV e maior percentagem de céu estiver coberto de nebulosidade, maiores serão as inflações sofridas.
Deste modo, nenhum sensor escapa à incidência desta radiação, que, em alguns casos, nomeadamente quando os sensores se encontram bem abrigados e arejados e o céu se encontra limpo não se manifesta, ou manifesta-se de forma muito ligeira, em cerca de 0,5 ºC, e, quando os sensores estão instalados com uma maior exposição à radiação solar, este é o principal problema, essa inflação pode chegar aos 3 ºC enunciados, principalmente quando o céu está muito nublado, pois as nuvens reflectem quase toda a radiação que nelas incide.
Muitas vezes, grande parte do problema nem está na exposição dos sensores à radiação solar difusa, mas sim nos objectos que o envolvem, como paredes brancas, ou outro tipo de material susceptível a reflectir radiação para a sua envolvência e a provocar um possível aquecimento dessa envolvência e dos objectos que o rodeiam com essa radiação, por isso é muito importante que haja sempre a utilização de um radiation shield ou abrigo de Stevenson nas medições de temperatura e humidade efectuadas, ou qualquer tipo de abrigo artesanal que tenha razoável eficiência nesse aspecto.
---
Todos os sensores devem estar protegidos com um abrigo de radiação, seja este artesanal ou não, desde que tenha a devida eficácia mínima. Mas logicamente que o sensor deve estar instalado no local onde pretendemos recolher os dados.