Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Não estava avariada, simplesmente perdeu o sinal. Bastava carregares no botão de procurar para a consola voltar a receber dados do sensor, ou então tirar as pilhas e voltar a pôr.

Por acaso estou muito contente com a minha, nunca perdeu o sinal e tem um DCF espetacular;)

Pessoal podiam me recomendar uma estaçãozinha ^.^ a rondar os 50 euros de boa qualidade e um lugar onde se pode comprar em Lisboa e alguém que possa vir ensinar era do melhor :w00t:

Passa pela media mark e leroy merlin e até mesmo worten e vê o que há por lá.

Eu sou pato depois compro lixo que nem deve ser compatível :D
Ao menos indica algum modelo :unsure:

Com esses valores pode também dar uma vista de olhos nas 3 estações da Decathlon, foi lá que eu comprei a minha, na altura era a mais barata de entre duas. Dê uma olhadela neste site http://www.decathlon.pt/PT/estacao-meteorologica-ws-9251-217796303/ Entretanto eles têm em loja uma outra estação da La Crosse Techonology. Não sei se estas estações estão disponíveis em todas as lojas de Lisboa da Decathlon, mas na Decathlon da Amadora certamente têm. Aviso já que a estação ESTAÇÃO METEO WS 9135, que é a minha, não faz registos das décimas da máxima e de mínima, ou seja se a mínima for 4,5ºc a estação diz que a temperatura mínima foi 4ºc.

Ando a pesquisar várias estações, e surgiram-me dúvidas. A Davis tem quantos tipos de estações? No site, só encontro duas estações. Entretanto gostava de saber se existe alguma estação que já traga radiation shield, não encontro nenhuma, e se não houver vai ser um azar dos azares pois a minha casa é uma eira, no local onde talvez eu fosse instalar a estação. Iria ficar muito caro a estação mais o radiation shield. Procuro uma estação que tivesse ligação ao PC, e os novos pluviómetros. A nível de preço é que não sei bem quanto quero gastar mas também não queria uma estação que fosse caríssima. Não sei qual será a melhor marca, nem por que parâmetros me hei de regular. Estou perdido, e precisava da vossa experiência e opiniões Obrigado pela atenção :(

Ando a pesquisar várias estações, e surgiram-me dúvidas. A Davis tem quantos tipos de estações? No site, só encontro duas estações. Entretanto gostava de saber se existe alguma estação que já traga radiation shield, não encontro nenhuma, ...(

Mr. Neves,
nem sei como começar. Que eu saiba, todas as Davis vêm com um radiation shield !
Há depois um outro shield que é vendido à parte, que a Davis tem todas as peças e acessórios imagináveis para as estações

A Davis tem 2 grandes tipo de estação: a vue e a pro.
Na vue, tens todos os sensores juntos e o local de montagem é tramado. No teu caso o melhor seria o telhado... talvez.
O problema é que o anemometro deve estar a 10m de altura e o sensor de temperatura amenos de 2 metros. Logo ou um ou outro ficam menos bem.
Pelo que li a vue funciona tão bem como a pro em termos de wireless.

a pro tem os sensores separados e podes adicionar os sensores que quiseres. É mais cara. Mas evita o problema da vue: colocar os sensores todos num mastro no topo de um telhado ou coisa que o valha. Faz-me confusão meter aquela massa toda lá em cima.

Há outras marcas, muito mais baratas que já vêm com radiation shield mas não são satisfatórios (na minha opinião).

Bom estudo,

Bernardino

Mr. Neves,
nem sei como começar. Que eu saiba, todas as Davis vêm com um radiation shield !
Há depois um outro shield que é vendido à parte, que a Davis tem todas as peças e acessórios imagináveis para as estações

A Davis tem 2 grandes tipo de estação: a vue e a pro.
Na vue, tens todos os sensores juntos e o local de montagem é tramado. No teu caso o melhor seria o telhado... talvez.
O problema é que o anemometro deve estar a 10m de altura e o sensor de temperatura amenos de 2 metros. Logo ou um ou outro ficam menos bem.
Pelo que li a vue funciona tão bem como a pro em termos de wireless.

a pro tem os sensores separados e podes adicionar os sensores que quiseres. É mais cara. Mas evita o problema da vue: colocar os sensores todos num mastro no topo de um telhado ou coisa que o valha. Faz-me confusão meter aquela massa toda lá em cima.

Há outras marcas, muito mais baratas que já vêm com radiation shield mas não são satisfatórios (na minha opinião).

Bom estudo,

Bernardino

Desde já lhe agradeço os esclarecimentos. Mas no caso de eu instalar a estação no telhado qual dos dois tipos era mais fiável? A minha casa tem um pátio de paralelos, e pequenos canteiros com árvores bastante altas. Por isso o telhado deve ser a melhor opção. As medidas dos 10m e 2m que referiu em cima são em relação ao solo?

Desde já lhe agradeço os esclarecimentos. Mas no caso de eu instalar a estação no telhado qual dos dois tipos era mais fiável? A minha casa tem um pátio de paralelos, e pequenos canteiros com árvores bastante altas. Por isso o telhado deve ser a melhor opção. As medidas dos 10m e 2m que referiu em cima são em relação ao solo?

sim, sempre medido relativamente ao nível do solo.

No meu caso o sensor de temperatura está a 1,5 -1,6 m.

se optar pela vue... onde a colocar? é uma escolha meio desagradável.
Eu optaria pelo telhado pois com as árvores em volta vai marcar uma confusão danada e não dá nada de jeito em termos de dados de qualidade de vento.
Eu iria pelo telhado.
Não se esqueça de um mastro bem forte e colocar fios/cabos de aço a espiar o mastro.

em termos de fiabilidade...Davis , é Davis e é de qualidade. Vue ou pro.
Apesar disso eu lembro-me de ter lido qq coisa menos boa aqui no forum sobre as vue. Nada de grave mas havia um problema.... se calhar era só a junção de anemometro e termometro.

é pesquisar.

A pro é muiiito boa, posso afiançar.

sim, sempre medido relativamente ao nível do solo.

No meu caso o sensor de temperatura está a 1,5 -1,6 m.

se optar pela vue... onde a colocar? é uma escolha meio desagradável.
Eu optaria pelo telhado pois com as árvores em volta vai marcar uma confusão danada e não dá nada de jeito em termos de dados de qualidade de vento.
Eu iria pelo telhado.
Não se esqueça de um mastro bem forte e colocar fios/cabos de aço a espiar o mastro.

em termos de fiabilidade...Davis , é Davis e é de qualidade. Vue ou pro.
Apesar disso eu lembro-me de ter lido qq coisa menos boa aqui no forum sobre as vue. Nada de grave mas havia um problema.... se calhar era só a junção de anemometro e termometro.

é pesquisar.

A pro é muiiito boa, posso afiançar.

Pois, de facto tinha já pensado nisso. Mas, se eu instalar a estação no telhado já não vou ter em referência as medidas em relação ao solo, mas sim em relação ao chão, isso terá importância na recolha dados? Eu tenho uma pequena varanda no telhado, pena é estar a sul da casa, e já li aqui no fórum que a estação deve estar a norte. Outro assunto que li é que existem uns novos pluviómetros, que são mais precisos na recolha de água, e as estações ainda trazem os antigos. Eu gostava de investir em algo atualizado mas parece ser difícil. Só por curiosidade que estação é a sua?

Pois, de facto tinha já pensado nisso. Mas, se eu instalar a estação no telhado já não vou ter em referência as medidas em relação ao solo, mas sim em relação ao chão, isso terá importância na recolha dados? Eu tenho uma pequena varanda no telhado, pena é estar a sul da casa, e já li aqui no fórum que a estação deve estar a norte. Outro assunto que li é que existem uns novos pluviómetros, que são mais precisos na recolha de água, e as estações ainda trazem os antigos. Eu gostava de investir em algo atualizado mas parece ser difícil. Só por curiosidade que estação é a sua?

No final dos meus posts tens um link que te mostra imagens da minha estação.
É uma Davis Pro 2 wireless.

A estação estar a norte da casa? para mim ela não deve estar nem a norte, nem a sul! Deve estar afastada da casa e longe de paredes.

Eu já tive 3 estações (dignas desse nome), logo 3 pluviometros... o melhor é o da Davis, de longe. Por 2 motivos...

1- dimensões e geometria. Boa área de coleção de água e e paredes inclinadas que fazem o escoar da água ser eficaz.
2- o mecanismo de báscula tem um excelente aspeto, robusto e que não encrava facilmente

eu, entre as duas aconselhava a davis pro 2. Por várias razões.
1) possibilita a colocação de sensores mais próximo da posição ideal.
2) o pluviometro tem maior área de coleção e tem uma geometria melhor.... o da vue tem de ser muito mais pequeno .
3) a pro2 evita colocar aquele peso e massa em cima do telhado... imagina a meio do inverno teres de substituir a pilha (!) a meio de uma tempestade ou com gelo. Deve ser lixado.
4) com a pro 2 ficas com a sensação de ter uma coisa muito boa e não com o meio termo. A vue é uma solução de compromisso e como em todos os compromissos ... há sacrificios.

http://image.forumcommunity.it/3/3/0/5/3/7/1329690965.jpg
compara os tamanhos e geometrias dos 2 pluviometros :eek:

há 2 contras na pro2
A) preço mais elevado.
B) a ligação entre o anemometro e o pluviometro+termom de exterior é feito por cabo (igual ao do telefone, muito facil de meter extensões) mas esse cabo pode dificultar a vida. ISto varia de pessoa para pessoa e de casa para casa.

ACho estranho só eu estar a responder.
Há pessoas que têm outras experiências. da PCE, por exemplo.

A PCE é outra solução de compromisso muito interessante e muito mais económica. Se calhar é menos fiável no wireless e o material dura menos anos. Chinese. Mas funciona.
Eu já tive uma estação de marca conhecida e deu-me muito mais chatice que as PCE aqui do burgo.

a Davis VUE é material para durar muito mais anos. Tenho informações de uma camarada que o wireless é muito bom (como na pro2).

A pro2 é mais cara... foi a opção que fiz há mais de 2 anos e estou muito satisfeito.

Junto envio um comparativo.

http://ambientweather.wikispaces.com/Weather+Station+Comparison+Guide

boa escolha,

No final dos meus posts tens um link que te mostra imagens da minha estação.
É uma Davis Pro 2 wireless.

A estação estar a norte da casa? para mim ela não deve estar nem a norte, nem a sul! Deve estar afastada da casa e longe de paredes.

Eu já tive 3 estações (dignas desse nome), logo 3 pluviometros... o melhor é o da Davis, de longe. Por 2 motivos...

1- dimensões e geometria. Boa área de coleção de água e e paredes inclinadas que fazem o escoar da água ser eficaz.
2- o mecanismo de báscula tem um excelente aspeto, robusto e que não encrava facilmente

eu, entre as duas aconselhava a davis pro 2. Por várias razões.
1) possibilita a colocação de sensores mais próximo da posição ideal.
2) o pluviometro tem maior área de coleção e tem uma geometria melhor.... o da vue tem de ser muito mais pequeno .
3) a pro2 evita colocar aquele peso e massa em cima do telhado... imagina a meio do inverno teres de substituir a pilha (!) a meio de uma tempestade ou com gelo. Deve ser lixado.
4) com a pro 2 ficas com a sensação de ter uma coisa muito boa e não com o meio termo. A vue é uma solução de compromisso e como em todos os compromissos ... há sacrificios.

http://image.forumcommunity.it/3/3/0/5/3/7/1329690965.jpg
compara os tamanhos e geometrias dos 2 pluviometros :eek:

há 2 contras na pro2
A) preço mais elevado.
B) a ligação entre o anemometro e o pluviometro+termom de exterior é feito por cabo (igual ao do telefone, muito facil de meter extensões) mas esse cabo pode dificultar a vida. ISto varia de pessoa para pessoa e de casa para casa.

ACho estranho só eu estar a responder.
Há pessoas que têm outras experiências. da PCE, por exemplo.

A PCE é outra solução de compromisso muito interessante e muito mais económica. Se calhar é menos fiável no wireless e o material dura menos anos. Chinese. Mas funciona.
Eu já tive uma estação de marca conhecida e deu-me muito mais chatice que as PCE aqui do burgo.

a Davis VUE é material para durar muito mais anos. Tenho informações de uma camarada que o wireless é muito bom (como na pro2).

A pro2 é mais cara... foi a opção que fiz há mais de 2 anos e estou muito satisfeito.

Junto envio um comparativo.

http://ambientweather.wikispaces.com/Weather+Station+Comparison+Guide

boa escolha,

Muito brigado pela ajuda, e pela atenção. Espero não o estar a aborrecer com as minhas perguntas, mas ninguém me tem dado opiniões e esclarecido questões senão o senhor. Bom existem duas estações Pro 2 no site da Davis uma mais barata que a outra, assim sendo tem a Cabled Vantage Pro2™ with Standard Radiation Shield (mais barata) e a Wireless Vantage Pro2™ with Standard Radiation Shield (mais cara). Penso que a estação que falou, é a cabeada correto? Referiu em cima que o anemómetro, pluviómetro e termo-higrómetro estão ligados por cabo, contudo esse cabo tem de se ligar ao monitor de dados? Se assim for, terei que fazer uma análise à casa para ver onde posso passar o fio. Contudo apesar de uma ser por fios e outra sem o material é igual, não é? No caso de eu instalar a estação no telhado que é o mais certo, deverei então arranjar um mastro com 10 metros e colocar lá no topo o anemómetro e a 1,5 metros o termo-higrómetro, correto? Ou deverei fazer de outra forma? Tenho aqui ainda duas questões e sei que posso estar agora a abusar da sua boa vontade e disposição e por isso peço desculpa, mas como é que estas estações estão equipadas ao nível da ligação ao computador, que funcionalidades trazem, vejo aí estações que acho que até fazem gráficos através da recolha de dados. Entretanto, se eu optar pela Davis terei que fazer uma encomenda ao Estados Unidos penso eu, porque não vejo grandes lojas pelo país. Neste caso como funcionam as taxas, portes de envio e as alfândegas? Peço-lhe desculpa pelo incómodo, agradeço-lhe a ajuda. Resto de boa noite :)

Ok, vamos por pontos... assim fica mais fácil de ler.

- Seja modelo wireless ou por cabo a qualidade do material é a mesma.

- os modelos por cabo são preferíveis (por um lado), porque, garantidamente não têm perdas de sinal e não estão sujeitos à falta de pilhas no emissor exterior... imagina numa noite de gelo, com record de temp negativas ... faltar a pilha do emissor exterior.... (com o frio as pilhas... puuuf). Tá bem que usamos pilhas de lítio, que se portam bem com o frio mas mesmo assim...

- por outro lado o wireless da davis é muito bom quase nunca falha.

- nos 2 modelos wireless e não wireless a ligação entre o anemometro e o pluviometro+termometro+emissor wireless é por cabo. Apesar de se poder comprar um retransmissor mas fica caríssimo.
(penso que o Hotspot é que sabia disto)

- eu comprei a minha Davis na UE, numa loja holandesa. http://www.weerstationkopen.nl/weerstations/davis/index.php/cPath/41_46
foram muito sérios. E fizeram o favor de me instalar a ultima versão do firmware para vir tudo au point.

Se pesquisares aqui no forum há mais pessoas que compraram nesse site.

-Comprar nos USA pode sair mais barato. Tens inconvenientes. Eu tive uma experiência de desalfandegar e... não gostei. pelo menos o IVA pagas e ainda pagas uma catrefada de taxas, umas pequenas outras mais cheias. Não me recordo ao certo. mete entre 25 a 40% por cima do preço, mas não me responsabilizo por este valor.

- Atenção que as estações USA vêm com o pluviometro calibrado em polegadas e não em milimetros. Há uma pecinha que depois tens de comprar para resolver isso...

- tu precisas de garantir o modelo exato que queres, e não te esqueças que precisas do weatherlink data logger. Há uns modelos mais baratos que não têm isso ... e isso é essencial. Antes havia modelos USB e porta série... se calhar agora é tudo USB.

- o mastro onde tenho o meu anemometro tem uns 7 metros. Se puderes meter 10m melhor.

- software :););):thumbsup: não te preocupes que as davis trazem, com o weather link, um bom software de aquisição de dados que faz os gráficos, resumos mensais, anuais, estatisticas, etc.

- compres, onde comprares, por mail refere claramente que queres a estação pronta a ligar ao pc para te darem o modelo certo... senão ficas com a estação, sensores e tudo e não consegues descarregar para o teu PC.

Não te preocupes... chateia. Eu ajudo na medida do possível.
Faço o que me fizeram a mim.
Aqui no forum vários camaradas, incluindo o hotspot, deram um apoio impec... os camaradas e o google.

estrei por cá.

Bernardino

Alto lá.

Há uma novidade.

Uma loja portuguesa está a vender Davis.

http://www.bs-astro.com/pt/loja/meteorologia/davis-instruments

é uma loja onde já comprei várias coisas, quer de astronomia, quer de meteorologia e são MUITO sérios. Os preços é que... gluppp. Eles devem estar entalados com o importador português....

a bs-astro é uma loja séria de pessoas que são, também, apaixonadas por estes temas.