frederico...a questão não é os graficos ( ja muita gente aqui colocou e noutros tópicos tambem..) mas sim da teimosia anti-cientifica de certas pessoas
portugal continental tem um clima mediterraneo puro/subtropical em toda a região sul, com apenas uns desvios, quer para o mais extremado, no interior, quer para o mais suave, no litoral.
nas regiões centro e norte o clima é de transição, pois os caracteres tipicamente mediterraneos misturam-se com os de climas temperados, o interior norte tem um clima um pouco seco e continental, enquanto o litoral apresenta um clima mais humido e fresco.
somente o extremo NW e terras altas apresentam um desvio maior para o verdadeiro clima temperado oceanico, apesar do regime termopluviometrico de base ser mediterraneo.
no sul os verões são quentes, secos e soalheiros, quer no litoral ou no interior passam-se 2 a 4 meses em media com temperaturas medias entre 20 e 25º podendo atingir os 28º, já os invernos são amenos/frescos e humidos, com o mês mais frio entre os 8 e os 12º de média, nesta região pelo menos 6 a 7 meses teem medias superiores a 15º.
no norte os meses com medias acima de 20 variam entre 0 e 3, respectivamente no litoral NW e no interior ( vales de rios) e os invernos apresentam valores inferiores a 10º de media no mês mais frio em praticamente todo o lado.
nessa região chove ais que no sul e o defice hidrico é muito mais reduzido.
bom...eu continuo a propor este tipo de divisão:
quanto ás estações propriamente ditas...é obvio que não as temos como teem os climas temperados, por definição a latitude subtropical ( 25-30º a 35-40º) tem um clima transitório com caracteristicas mistas entre a faixa megatermica e a mesotermica, e isto repercute-se a nivel bioclimatico de um modo dramatico...há inumeros casos de estudos de adaptação de especies que obtiveram resultados fenomenais...desde os coqueiros que há na baixa do funchal, passando pelas especies tropicais dos jardins garcia d´horta em lisboa ou os jardins de sintra..especimes que nunca se pensou que pudessem sobreviver mas que para lem de sobreviver adaptaram os seus ciclos anuais ( nas regiões tropicais a estção agreste é a seca) para os nossos ciclos inverno-verão, e prosperam.
portugal continental, especialmente a sul do tejo, tem duas estações proeminentes, o inverno e o verão, mas, no litoral, nem um inverno pode-se dizer que tem...basicamente encontramos um verão longo seguido de uma epoca de limbo meteorologico muito instavel e indefenido ( entre outubro e abril/maio).
as regiões mais quentes da europa são exatamente o extremo sul da italia e da grécia, o litoral sul da turquia e da corsega, o litoral da sicilia, malta, as ilhas mais a sul das baleares, o litoral entre valencia e sagres, grande parte do alentejo e ribatejo e a AML, fora os arquipelagos da madeira, açores e canarias.
as cidades mais quentes da europa são sevilha, almeria e la valetta, com medias anuais entre os 18 e 20º, mas faro, lisboa, beja, sines, sagres, etc teem medias de 16-17º
boas tardes