Eu também prefiro as autóctones, e tendo várias espécies, NENHUMA é tão abundante como o loureiro!
Há um loureiro adulto (no terreno dos meus pais) e um ou dois nos terrenos confinantes... Nas zonas mais húmidas, com a ajudas dos melros e outros pássaros, nascem em todo o lado, literalmente!!!
Aliás, os meus pais até já estão a plantar uma sebe com eles para delimitar uma parte do terreno.
Duas questões, uma que diz respeito a outra árvore que creio fazer parte da laurissilva, o Prunus lusitanica: comprei dois há uns anos mas gostava de ter mais, alguém tem experiência com estacaria desta espécie? Eu tentei fazê-la no Outono passado mas contrariamente aos azevinhos tive 100% de fracasso.
A segunda questão diz respeito a uma árvore que só descobri no Luxemburgo (onde é abundante) e com a qual fiquei encantado: o Prunus padus, Pado do Alvão, dá uns cachos de flores brancas com cheiro muito agradável e ao que parece é muito raro em Portugal... Ora, eu descobri que pega muito bem de estacaria, como este Outono vou ter de podar o que tenho, se alguém estiver interessado posso dar estacarias sem problema (para já as que fiz o ano passado e sobreviveram já têm destino
)...
Não sei como vai ser a colheita de bagas de murta (Murta comunis) mas também poderei dispensar algumas sementes ou bagas (dá menos trabalho
).
É claro que estou a falar em dar (eventualmente trocar) e não em vender!