Eh...fui eu que iniciei este tópico em 2009, já lá vão uns anitos! hehe
Bom, já agora faço um ponto da situação no meu jardim...comecei entre 2007 e 2012 a experimentar algumas plantas tropicais num jardim que tenho numa casa na Lagoa de Santo André..nessa altura informei-me bastante com o nosso colega do fórum, o Belem.
Era puto e a cena nunca correu muito bem...eram mais experiências a ver se resultavam, tentei coqueiros, tentei algumas plantas por estaquia e outras houve que comprei mas não davam porque eu passava menos tempo lá e faltava-lhes a água no Verão e outras vezes quando se iam aguentando por vezes ocorriam geadas e sem grandes cuidados as plantas acabavam por morrer.
Bom, agora que tenho mais tempo para estar por lá, desde há uns 3 anos que tenho tomado melhor conta do jardim e o ano passado investi em umas quantas árvores e plantas tropicais, agora que tenho a certeza que consigo tratar delas.
Tenho Monstera Deliciosa, Pitanga, Lichia, Banana da Madeira, Gengibre, Goiaba, Abacate, Lima, Cana de Açucar, Carissa Macrocarpa, Physalis e vou plantar uma Mangueira de semente já que ouvi que as Mangueiras enxertadas costumam dar-se pior, embora as "bravas" demorem vários anos a dar fruto.
Devo dizer que todas as plantas sobreviveram ao Inverno, em boas condições...tive uma geada com mínima de -1,0ºC ( a mais baixa que alguma vez registei lá no bairro em mais de 10 anos ) e houve danos em folhas mas nada de grave.
As condições climáticas do arco litoral Troia-Sines são bastante razoáveis, as plantas tropicais teem cerca de 8 meses de período de crescimento á vontade, e os invernos só são mais complicados nos vales e várzeas, sendo que em pontos onde não há acumulação de ar frio as noites são amenas e os dias até suficientemente quentes para permitir alguma atividade vegetativa mesmo nos meses mais frios.
Por experiência tenho reparado que as plantas tropicais começam a desenvolver-se a partir do momento em que as temperaturas médias diárias atingem os 13 a 16ºC, e o desenvolvimento torna-se pleno acima dos 18ºC, sendo que por essa altura ( geralmente de Maio a Outubro ) é precisa muita rega.