Furacão Gaston

Este furacão tem, desde há vários dias, indicado uma possível passagem a noroeste do grupo ocidental, ora aumentando, ora diminuindo a sua proximidade. Porém, o que é certo é a tendência para a rota se aproximar dos Açores, o que poderá implicar algumas preocupações, quer quanto ao acompanhamento da sua passagem, quer a nível dos procedimentos necessários perante este tipo de fenómenos.





Quanto à sua intensidade, deverá continuar um furacão de categoria 2 nas próximas horas, devendo diminuir para categoria 1, embora haja alguns modelos a mostrar uma possível passagem para categoria 3. De qualquer das formas, parece razoável esperar um enfraquecimento e, se passar sobre o grupo ocidental, deverá passar com categoria 1 ou já enquanto tempestade tropical. De momento, o GFS prevê ventos temporariamente de furacão sobre as Flores:



No entanto, a cada dia que passa deve ser atualizada esta informação, pois a meu ver o evento ainda é distante a nível temporal.
 
Está confirmado, Gaston é já um Major Hurricane, visto que atingiu categoria 3. Sopra com ventos médios de 185 km/h e rajadas de 225 km/h. Prevê-se nas próximas horas que continue mais ou menos com a mesma intensidade, com constrastes entre os modelos, havendo até um modelo que o indica a atingir futuramente ventos de 204 km/h, ou seja, quase na categoria 4.
p3YUr

p3YUr
 
35cyGIG.gif


Isto agora vai ser um festival de agressividade. Um tefigrama destes mete respeito :hehe:

6465Ops.gif


Uma coluna de ar de 6 kms completamente saturada e com uma água precipitável de 55 milímetros. Isso era para toda e qualquer montanha se transformar numa cascata :hehe:

O GFS indica que a tempestade ficará a pastar várias horas a sul do G. Ocidental indo eventualmente para norte. O ECM indica um cenário semelhante ao do GEM (dissipação gradual). Acredito mais na versão do GEM porque o ECM sugere curvas um bocado estranhas. Ver-se-á.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3
o mais provável é este ciclone ficar a pastar no atlântico por bastantes dias. Não se vê nenhuma frente que perturbe ou arraste o ciclone.

Há também 2 sistemas fracos a organizarem-se na zona dos estados unidos que podem juntar mais material.
 






Sei que como ilhéu faço parte de uma minoria mas custaria assim tanto se alguma alma do Twitter olhasse para o mapa e visse que há ilhas? Devem-se limitar a regurgitar o 'no threat to land' do comentador anterior :facepalm: Sinto-me vítima de discriminação :facepalm: e isto é ainda pior porque há agências noticiosas 'oficiais' a fazer o mesmo:



Já de vez o UKMET nunca verdadeiramente saiu da versão inicial. No princípio imitou o GEM e GFS e manteve a tempestade entre os Açores e o Canadá. Mudou ligeiramente mas a tempestade continua a passar ao lado (se bem que a animação acaba no período mais importante):

 
Atualização do NHC:

8vEV5lI.gif


---

MOk2Cem.gif


O ECM é mais severo (porque a tempestade chegaria como C1 fraco - 984 hPa) do que o NHC/GFS e seria um pouco mais 'democrático' (ou desastroso) para as ilhas todas.

Ao que parece as ondas mais severas não ocorrerão em muito local (é muito cedo mas parece que a tempestade vai ser pequena aquando da sua chegada). Ainda assim...

QGKw70H.png


... ondas acima dos 9 metros serão uma possibilidade.

Só com uma ideia mais clara da direção e intensidade dos ventos e das ondas se terá uma ideia dos potenciais danos. Por exemplo, o Corvo é só isto :D

iFS600U.jpg


Depois de ter estado a pastar no meio de nenhures, o Gastão já começou a mover-se para nordeste (movimento ainda pouco percetível).

xNzNdP0.gif
 
Última edição:
RfawCts.gif


Seria um aviso vermelho certo para o G. Ocidental. Só não fico mais assustado porque no mapa não existem as ilhas do G. Ocidental, sendo eu forçado a especular/imaginar.

Poucas horas antes seria pior:

avE97Z4.gif


O 'bom' da continuação do cenário atual...

saQL4bV.gif


... é que se acabava a seca na Graciosa. Claro que isto sou eu a especular novamente. A Graciosa é outro borrão imaginário da minha parte porque no mapa não existe.

Com alguma sorte, ou azar, alguma chuva poderia/poderá? cair em S. Miguel (a animação não é longa o suficiente).