O navio CP Valour foi hoje retirado da praia do Norte, na ilha açoriana do Faial, onde se encontrava encalhado há mais de nove meses.
Ao fim de quase duas semanas de operações, o porta-contentores saiu, finalmente, das areias da Praia do Norte, onde estava encalhado desde Dezembro de 2005.
Segundo Nicholas Sloane, da empresa holandesa encarregue de desencalhar o navio, o CP Valour foi retirado ao início da tarde de hoje com a ajuda de um rebocador de grande potência que veio reforçar o dispositivo já montado no local, composto por uma plataforma e quatro rebocadores.
Terça-feira à tarde, os operários da empresa holandesa reforçaram as operações, tentando aproveitar a ondulação que se previa devido à aproximação do furacão Gordon.
No entanto, tempestade acabou por passar a sul dos Açores, sem causar a ondulação que se previa inicialmente, na casa dos 12 metros.
O navio está agora a sete milhas da costa, onde os técnicos estão a avaliar os danos causados pelo encalhe no casco do porta-contentores, para depois decidir se rebocam o cargueiro até ao Continente, para ser desmantelado, ou se o afundam ao largo do Faial.