Desculpem a minha ignorância, mas agora é que não estou a perceber...
Então prevê-se que a Leslie atravesse o nosso território com alguma intensidade e o IPMA só prevê sol e temperaturas amenas para os próximos dias?
Então prevê-se que a Leslie atravesse o nosso território com alguma intensidade e o IPMA só prevê sol e temperaturas amenas para os próximos dias?
Ainda é um pouco incerto se a Leslie irá ou não afetar o nosso território.
Mas também, se vier a acontecer, será em cima da hora e em pouco tempo para prevenções.
Mas criar alarmes falsos também não é uma boa ideia, porque a população já não tem muita confiança em relação à meteorologia, convém que as ações sejam bem feitas para o agrado maior possível.
As ultimas runs , dão entrada direta em Portugal, as proximas horas serão decisivas e de certeza que o IPMA irá emitir comunicado, uma delas , ou passa por Portugal diretamente , ou passa pelo sul de portugal , ou vai para os lados do norte de africa ou marrocos .
Se a Run das 12h do ECM continuar a prever a Leslie no Sul de Portugal, aí as certezas aumentam, e é mais garantido que a Leslie afete, pelo menos, o Sul de Portugal.
O problema pode ser a precipitação, o que é bom não quer vir. Mas pode mudar a ideia nas próximas horas.
Tenho de ser sincera e dizer que não estou a gostsr nada do cenário da última run. Vejo o Leslie a entrar mesmo em Peniche!
Temos aqui o campeonato de surf a iniciar dia 16 e as estruturas já estão montadas na praia.
Se a rota não mudar, o que a tão pouca distância do evento já não me parece que altere muito, vamos ter problemas!
Em relação à Madeira o IPMA actualizou a informação a meio da manhã:
Informação especial Comunicado válido entre2018-10-08 17:15:00 e 2018-10-14 20:00:00
Assunto: Furacão Leslie - Madeira sob vigilância
O IPMA informa que às 09:00 TUC (10:00 da Madeira), o centro do furacão LESLEI, localizava-se a 1312 km a su-sudoeste (SSW) da ilha da Madeira com um mínimo de pressão de 969 hPa. O furacão LESLEI está a deslocar-se para este-nordeste (ENE) a 44 km/h, pelo que de acordo com a previsão, sendo muito provável (probabilidade de 60 a 80%) das ilhas da Madeira e Porto Santo começarem a sofrer os seus efeitos, a partir das 06:00 TUC (07:00 da Madeira) de sábado, dia 13. Nestas condições prevê-se, a partir da manhã de sábado, vento FORTE do quadrante sul (S) com rajadas até 90 km/h gradualmente rodando para noroeste (NW) sendo que, nas regiões montanhosas o vento será FORTE a MUITO FORTE com rajadas até 110 km/h.
Prevê-se um aumento da agitação marítima, com ondas de 5 a 7 metros de altura significativa e 10 a 12 metros de altura máxima do quadrante oeste (W).
Espera-se ainda, precipitação por vezes FORTE e acompanhada de trovoada.
Novo comunicado será emitida às 16:00 Hora da Madeira (TUC+1).