Pois novo record nacional!!
Relançado este tema.
O maior valor absoluto do vento registado, não é esse.
No temporal de 15 de Fevereiro de 1941, pelo norte do país (podem encontrar informação de notícias da altura), provocado por uma depressão em fase de ciclogénise explosiva.
O observatório da Serra do Pilar, em Gaia, já estava operacional e registou estes dados, aos quais eu mesmo, tive acesso.
* Velocidade do vento média numa hora: 121km/h (entre as 19h e as 20h);
* Rajada máximo de vento 187km/h (ultrapassa sou a escala do anemografo e por estimativa dos meteorológistas na altura, estimou-se ter chegado aos 239 km/h às 19:30).
* Pressão mínima ao nível médio do mar: 951,1 mb.
O IPMA tem essas informações e as mesmas já chegaram a estar registados no portal dos valores absolutos há uns anos atrás.
Não sei a razão de terem assim "destronado" e este registo.
Se o argumento for de que os instrumentos na altura não tinham a precisão dos de hoje em dia, posso concordar, mas ainda assim, o valor máximo da escala foi superior ao da Figueira da Foz.
Nesta ordem de ideia, ou por este princípio, então faz pensar que como é que sabemos se estamos numa situação de aquecimento global se estamos a comprar dados do presente, com médias do passado, onde os instrumentos analógicos e de pouca precisão eram os que eram usados até finais dos anos 90. Além de que na altura haviam muito menos estações, logo em ciência dizemos que a amostra era muito mais pequena do que a atual, logo a comparação de dados não pode, nem deve ser fielmente comparada.
Quanto aos dados da Serra do Pilar, alguém que trabalhe no IPMA pode confirmar esta veracidade.