Furacão LESLIE (Atlântico 2018 #AL13)

Vão rolar cabeças se isto for tão grave como alguns modelos mostram... eu lembro-me o que foi a tempestade Gong aqui no centro... tive sem luz 4 dias e árvores derrubadas foram ás milhares!
Offtopic:
Nem com alertas vermelho ou até se inventarem um roxo. Quando postes(torres) de muito alta tensão são derrubados não há nada a fazer para prevenir isso.

Lembro-me perfeitamente do Gong! Se não fosse eu a avisar alguns amigos para recolher as esplanadas, tinha havido muito mais chatices do que houve em Peniche.
Lembro-me que esperávamos até às última hora pelos alertas e nada! Valeu-nos as imagens de radar que desta vez não temos!!!
Eu só estou preocupada porque arranjaram a calçada aqui da rua e taparam-nos o escoamento de um do canos do prédio. O meu sótão mete água se se confirmar a quantidade de chuva que está agora prevista.
Saiu aviso da PROCIV

AVISO À POPULAÇÃO: Condições Meteorológicas Adversas

AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO CIVIL·SEXTA-FEIRA, 12 DE OUTUBRO DE 2018

1. SITUAÇÃO
A situação meteorológica que irá condicionar o território continental português é ainda muito incerta, nomeadamente quanto à trajetória da depressão Leslie e aos efeitos que a mesma produzirá em relação a vento, precipitação e agitação marítima. Espera-se que as condições dos estados do tempo e do mar se agravem a partir das 19:00 horas de sábado, 13-10-2018, atingindo-se o pico mais crítico entre as 00:00 horas e as 06:00 horas de domingo, para o vento, as 01:00 horas e as 16:00 horas de domingo para a precipitação, as 03:00 horas e as 12:00 horas de domingo, para a agitação marítima. O território continental português será afetado muito provavelmente em toda a sua extensão geográfica, não sendo possível ainda indicar com precisão as áreas de maior impacto dos fenómenos meteorológicos.
É essencial recomendar especial cuidado com o vento, por precaução, na medida em que, podendo soprar forte nalgumas regiões, pode contribuir sobremaneira para a evolução rápida dos incêndios rurais que venham a verificar-se.

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos:
· Danos em estruturas montadas ou suspensas;
· Possibilidade de queda de ramos ou árvores em virtude de vento mais forte;
· Possíveis acidentes na orla costeira;
· Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de preia-mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis;
· Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo;
· Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
· Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
· Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
· Fenómenos geomorfológicos causados por instabilização de vertentes associados à saturação dos solos, pela perda da sua consistência.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A ANPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:
· Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
· Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
· Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais;
· Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;
· Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
· Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível acumulação de neve e formação de lençóis de água nas vias;
· Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
· Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

Vão rolar cabeças se isto for tão grave como alguns modelos mostram... eu lembro-me o que foi a tempestade Gong aqui no centro... tive sem luz 4 dias e árvores derrubadas foram ás milhares!

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk

Informação especial
Comunicado válido entre 2018-10-08 17:15:00 e 2018-10-14 20:00:00
Assunto: Furacão LESLIE ? Madeira e Continente sob vigilância
O IPMA informa que às 15:00 TUC (16:00 da Madeira e Portugal continental) de dia 12 de outubro, o centro do furacão LESLIE localizava-se a 1037 km a oeste (W) do Funchal e a 1759 km oeste-sudoeste (WSW) de Lisboa, com um mínimo de pressão de 971 hPa. O furacão LESLIE está a deslocar-se para este-nordeste (ENE) a 52 km/h.

A incerteza em relação à trajetória do LESLIE continua elevada, sendo apenas possível determinar a trajetória com maior confiança num prazo de 24 horas. As previsões para mais de 24 horas continuam a indicar trajetórias distintas.

As últimas previsões apontam para um desvio da trajectória do furacão Leslie para norte da Madeira, podendo ainda atingir Portugal continental.

As últimas previsões disponíveis indicam a ocorrência de vento médio até 40 a 60 km/h, a partir das 3h da manhã de sábado, com rajadas de vento máximas que não deverão ultrapassar os 90/110 km/h, havendo, contudo, probabilidade entre 30 e 50% de ocorrência de ventos médios com força de tempestade tropical (entre 63 e 118 km/h) para as ilhas da Madeira e Porto Santo a partir da manhã deste sábado. As ondas deverão atingir 5 a 7 metros, com altura máxima de 10 a 12m, no período entre as 13 e 19h locais de sábado. Prevê-se também precipitação por vezes forte entre as 7 e 16h locais de sábado.

Por outro lado, o Leslie deve começar a afetar o território do Continente a partir das 19/22h locais de sábado, em particular em termos de vento, agitação marítima e precipitação, sendo as regiões do Centro e Sul e do litoral, aquelas que apresentam maior probabilidade de ser atingidas com mais significado.

Neste quadro, realça-se que no Continente o período mais crítico para o vento seja entre a 1 a 7h locais de domingo, para a agitação marítima entre as 4 a 13h locais de domingo e para a precipitação entre a 1 a 16h locais de domingo.

Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa

Para fazer o acompanhamento por satélite consultar:
http://www.ipma.pt/pt/espaco/msg/

Consultar o comunicado conjunto do IPMA e da ANPC em:

http://www.ipma.pt/bin/docs/publica...18_10_12_Condixes_Meteorolxgicas_Adversas.pdf
Data de edição: 2018-10-12 20:01:44

O IPMA está a fazer as coisas como devem ser feitas, sem alarmismos e sem grande stress. Porque, tanto criticam o IPMA que não lançam os avisos como depois criticam que lançaram e não aconteceu nada.
:rolleyes:

Ou seja, criticam sempre.

Pena que não haja canais malucos como nos states que vão para o meio daquilo filmar

Não???

Acho que neste forum existem uns quantos!
Agora se são chasers de secretária ou chasers no terreno isso não sei.

Quanto a mim, se chegar alguma coisa à Madeira, vou ser chaser de varanda... a rezar para a água do mar não entre dentro da garagem.

Parece-me quase certo que a tempestade passará pela região da Madeira. Falta saber com que intensidade.

oiYemXV.png

Não???

Acho que neste forum existem uns quantos!
Agora se são chasers de secretária ou chasers no terreno isso não sei.

Quanto a mim, se chegar alguma coisa à Madeira, vou ser chaser de varanda... a rezar para a água do mar não entre dentro da garagem.

Nas sucessivas tempestades não aconteceu nada na minha casa da Madeira portanto estou relaxado agora em Lisboa é mais complicado