Furacão LESLIE (Atlântico 2018 #AL13)

vORLxGA.gif

@Thomar, o ECM acha o contrário, com rota directa para Portugal Continental

Vi exactamente o mesmo! ECM a dar uma mancha vermelha sobre grande parte do distrito de Lisboa!
Acumulados de 50mm a 100mm até dia 17 Outubro:surprise:
 
É verdade o ECM mostra um cenário de afectar directamente o território continental, até parece um dos típicos cenários exagerados do GFS. :D
Vamos estar atentos às próximas saídas dos modelos, ainda hoje é segunda-feira, pode até vir a mudar tudo.:intrigante:

vX7Bw8m.png


t0m7ZZN.png


B77HWhT.png
 
Entretanto o GFS já voltou a colocar a menina numa rota dita mais "normal" , depois dos devaneios que também já teve sobre a mesma nas cartas de Sábado! :shocking: Mas a tantas horas, é mesmo aguardar as próximas saídas ;)

uiWLgGQ.gif
 
O GFS 12z coloca a Leslie a entrar por Portugal, em especial no NW:

tempresult_xxc6.gif


tempresult_xqx1.gif


Em Setembro 2015, a passagem do Henri aqui pelo NW deixou mais de 100 mm em 24 horas em muitas estações, minha incluída.

Choveu torrencialmente e por longos períodos, além de fortes rajadas de vento a acompanhar

Imagem de satélite da altura:

ae6mMht.jpg
 
Há coincidências daquelas que nos deixa completamente a pensar que se alguma vez na vida iremos ver outra igual! A medida que as horas vão passando , e depois da última actualização da NHC o fantasma Ophélia está cada vez mais presente , a tempestade Leslie irá tornar.se Furacão na quinta-feira ,e irá passar perto da nossa costa , ou quiçá um pouco mais que isso entre os dias 13 e 14 de Outubro! :hmm: Quando dia 15 faz precisamente um ano em que a dita Ophélia ,que só nós deixou más memórias, passou perto da nossa costa como Major Furacão categoria 3 :maluco:
 
Última edição:
Tempestade Tropical Leslie

Informação Meteorológica Comunicado válido entre 2018-10-08 17:15 e 2018-10-14 20:00

Tempestade Tropical Leslie

A tempestade tropical Leslie tem vindo a afetar o estado do tempo numa zona a cerca de 1500/2000 km a oeste/sudoeste dos Açores, tendo estado quase estacionária desde o dia 23 de setembro, altura em que foi efetuado o primeiro comunicado pelo National Hurricane Center (NHC), entidade responsável pela monitorização de ciclones tropicais no Atlântico, tendo já sido atribuídas diversas classificações por este mesmo centro neste período (tempestade sub-tropical, tempestade extra-tropical/pós-tropical, depressão tropical, tempestade tropical e furacão). É de referir que o NHC divulga apenas previsões da trajetória de ciclones tropicais para um máximo de 5 dias, visto que não é possível prever com uma certeza aceitável a localização e a intensidade destes sistemas para prazos de previsão superiores.Em particul ar, nos últimos dias, a previsão da localização desta depressão sugere que esta irá deslocar-se para leste, afetando a zona do Atlântico a sul dos Açores.

As previsões dos diversos modelos numéricos de previsão têm apresentado soluções bastante distintas em termos de posicionamento do centro da depressão. Em particular, para o fim desta semana, algumas previsões sugerem uma localização na área da Madeira/Canárias, enquanto outras sugerem o rápido deslocamento para nordeste, com passagem pela área entre os Açores e a Península Ibérica.

Em particular, a previsão mais recente do modelo determinista do ECMWF prevê um cenário no qual a depressão atinge de forma direta o território do Continente no dia 14, domingo, tendo este resultado uma probabilidade de ocorrência inferior a 10% (ou seja, menos de 5 previsões num total de 50 previsões), o que corresponde a um cenário com uma probabilidade muita baixa.

O IPMA continuará a acompanhar a evolução da tempestade tropical Leslie e atualizará os seus comunicados, previsões e avisos meteorológicos, perante a evolução das previsões e tendo em consideração a probabilidade de ocorrência de cada cenário.


Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritivahttp://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa

Seg, 08 Out 2018 17:15:21

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp
 
Há coincidências daquelas que nos deixa completamente a pensar que se alguma vez na vida iremos ver outra igual! A medida que as horas vão passando , e depois da última actualização da NHC o fantasma Ophélia está cada vez mais presente , a tempestade Leslie irá tornar.se Furacão na quinta-feira ,e irá passar perto da nossa costa , ou quiçá um pouco mais que isso entre os dias 13 e 14 de Outubro! :hmm: Quando dia 15 faz precisamente um ano em que a dita Ophélia ,que só nós deixou más memórias e passou perto da nossa costa! :maluco:

Estava aqui a analisar os modelos e pensei precisamente isso. Se se vierem a confirmar algumas previsões, é um trajecto exactamente igual ao Ophelia com a atenuante de estar ainda longe de um Major de Cat.3. No entanto, quem não acredita em coincidências...

13L_tracks_12z.png
 
Tempestade Tropical Leslie
(...)
As previsões dos diversos modelos numéricos de previsão têm apresentado soluções bastante distintas em termos de posicionamento do centro da depressão. Em particular, para o fim desta semana, algumas previsões sugerem uma localização na área da Madeira/Canárias, enquanto outras sugerem o rápido deslocamento para nordeste, com passagem pela área entre os Açores e a Península Ibérica.

Em particular, a previsão mais recente do modelo determinista do ECMWF prevê um cenário no qual a depressão atinge de forma direta o território do Continente no dia 14, domingo, tendo este resultado uma probabilidade de ocorrência inferior a 10% (ou seja, menos de 5 previsões num total de 50 previsões), o que corresponde a um cenário com uma probabilidade muita baixa.(...)

Destaco os dois parágrafos acima que resumem em oito linhas tudo o que se pode esperar da (in)evolução da Leslie; a probabilidade de atingir território do continente é cerca de dez vezes menos que a probabilidade de não atingir o território do continente. Quanto aos arquipélagos, a probabilidade de atingir directamente qualquer ilha deverá ser ainda mais ínfima. Isto tudo se entretanto não se dissipar antes... Mapas, cartas, prognósticos, etc, meras suposições.
 
Estava aqui a analisar os modelos e pensei precisamente isso. Se se vierem a confirmar algumas previsões, é um trajecto exactamente igual ao Ophelia com a atenuante de estar ainda longe de um Major de Cat.3. No entanto, quem não acredita em coincidências...

13L_tracks_12z.png

Pode.se não acreditar, mas que elas existem, existem! ;) É esperar para ver, e que desta vez traga algo de bom :rolleyes:
 
Ainda muita indefinição nos modelos, agora o modelo europeu prevê um(a) Leslie mais fraco e sobre o Arquipélago da Madeira.
Isto ainda vai dar muita volta.

egjl0aM.png

OEkVE0y.png

o6BYgdp.png
 
Oh Leslie, meu amor, minha loucura e minha paixão descabelada vem até ao Algarve, passar umas férias. :o Toda a gente vem ao Algarve passar férias só estas "bifas" (Leslie e Ophelia) é que não sabem o que é bom. :D :lol:
 
A saída desta run não deu em nada. Cada cenário bem diferente de outros. .. Um para a madeira outro aponta para o norte de Portugal e outros apontam para ficar perdido no meio do oceano.
Referia me obviamente a Leslie. Não me parece que seja amanhã que seja definido.
 
Última edição: