ACalado
Cumulonimbus
Vai ser um Landfall às escuras.... Só Loulé funciona.
Enviado do meu SM-N950F através do Tapatalk
Enviado do meu SM-N950F através do Tapatalk
A nossa safa é que grande maioria dos Portugueses nem sabe que hoje vai chover, nem a CMTV Ahahah.. Estava a ser sarcástico, claro! Mas já hoje pela manhã falei com três pessoas sobre o que poderia acontecer , e olharam para mim assim com cara de quem achavam que eu estava a delirarBom dias a todos.
Em relação aos incêndios não poderá existir um risco extremo nos locais onde exista vento forte mas precipitação escassa devido à matéria combustível estar ainda muito seca ? O vento chega antes da precipitação creio logo deve ser uma questão a acompanhar, sobretudo porque o tuga adora fazer queimadas quando existe previsão de chuva.
Tal e qual...medi a distancia no google maps da distancia de onde deve estar o centro agora, e a costa, perto de Lisboa 660 km/h.
O NHC diz que se deve mover nesse sentido ENE (em linha reta aproximadamente portanto), com uma velocidade de deslocação do olho 36 milhas/h 57 km/h que arredondei até por excesso a 60 km/h. E assumindo que essa velocidade á constante.
Fazendo as contas 60 km está para uma hora, 660 está para x resultado: 11 horas que chega (o olho, atenção!). A precipitação e ventos fortes em volta da zona circundante (mais a sudeste do olho) do início do landfall , deve ser sentida uns 30/45 min antes.
A nossa safa é que grande maioria dos Portugueses nem sabe que hoje vai chover, nem a CMTV Ahahah.. Estava a ser sarcástico, claro! Mas já hoje pela manhã falei com três pessoas sobre o que poderia acontecer , e olharam para mim assim com cara de quem a achavam que eu estava a delirar
Respondendo a tua pergunta será também uma situação a ter atenção, mas penso que a pouca precipitação que caiu esta semana vai minizar esse risco, nomeadamente no norte que estava a ser bastante fustigado no mês de Outubro.
Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
Se até a nos mesmos custa a acreditar imagina aos leigos. Se os portugueses já têm por hábito lidar mal com realidades assim com algo repentino pior ainda. Isto foi uma reviravolta imensa, tudo bem que poderá não ser tão grave quanto o previsto mas também poderá ser pior. Calhando a um fim de semana ainda mais lento tudo se torna. Os americanos ontem passaram o dia todo a dizer que sim nos a dizer que não. E agora, aí está, é aguardar.
Na Tvi24 a jornalista a apresentar a notícia falou que podia chegar ao Continente e nem destaque deu aos avisos, a sorte é que depois o repórter na Madeira lá disse que o furacão vinha em direcção ao Continente e já falou de uma forma mais séria em relação a isso.
Destaque é para ele estar a passar mais longe que o previsto na Madeira, pelos vistos mais a norte. Pode mesmo vir a subir mais a entrada no continente.
Parece que não vamos poder acompanhar a evolução do Leslie no sentido da precipitação. Os radares estão todos desligados excepto o de Loulé. É uma pena porque provavelmente teríamos uma imagem de radar pouco comum e assim tinha-se uma noção de onde a precipitação mais intensa iria chegar.
No entanto, em termos de chuva já esteve melhor, penso que o que vai ser mais significativo é o vento e é o que não faz falta nenhuma...
Absolutamente inacreditável estarem dois radares off com um evento destes a chegar às costas portuguesas...
Vai ser um Landfall às escuras.... Só Loulé funciona.
Enviado do meu SM-N950F através do Tapatalk
Então IPMA? O que se passa com o radar? Resolvam lá isso...
Só espero que seja algo temporário e não fiquemos "às escuras" com um evento destes em aproximação.