Pessoalmente, sempre fui entusiasta e curioso acerca do cosmos, talvez por causa de um grande senhor do conhecimento que influenciou positivamente a minha geração. É claro que falo de Carl Sagan. Recordo muitas coisas desse então e a interacção entre galáxias tem vindo à minha memória por causa da Leslie.
É verdade que a atmosfera e o universo regem-se por diferentes regras e princípios, mas cada vez que vejo os modelos, é a analogia de interacção das galáxias e dos sistemas depressionários que observo na evolução. Posso estar a dizer uma grande barbaridade, mas gostava de deixar a minha opinião:
Observem a evolução no seguinte GIF da última run do GFS:
O início da interacção entre a Leslie e a superfície frontal da depressão que está ao largo das costas da Irlanda irá ocorrer durante a próxima madrugada, fazendo que a Leslie ganhe velocidade. Com o avançar das horas, parece haver uma transferência de ar tropical da Leslie para a linha de instabilidade, originando o incremento das precipitações desde os Açores até à Grã-Bretanha (quase como uma linha recta de precipitações mais fortes entre os 5 e os 8 mm/hora). Simultaneamente, a Leslie parece "perder gás" quando, na aproximação para a Península, a ligação perde-se dada à transferência de energia para a depressão que irá formar-se no norte da Escócia.
Creio que, na intensidade e na concretização desta interacção entre a Leslie e a superfície frontal fria, reside a incerteza generalizada na previsão nos próximos dias. Acredito que amanhã, após o estabelecimento ou não desta ligação, poderão os entendidos pronunciar-se adequadamente e prever a evolução da Leslie.
Nota: a previsão para o grupo Oriental dos Açores para dentro de 36 horas parece, segundo o GFS e esta run, bastante chuvosa. Com a orografia de S. Miguel, creio que haverá bastante precipitação num período curto de tempo.