Furacão Ophelia

  • Thread starter Thread starter rozzo
  • Data de início Data de início
O je tem <2% de probabilidade de experienciar ventos com força de furacão (>119kph) e <26% de probabilidade de experienciar ventos com força de TT (>63 kph).

sPhRa2M.png


Sim, é um mau evento para meteomalucos e repórteres de TV :D

A CMTV vai encomendar uma ventoinha gigante para que os jornalistas apareçam na TV a dizer que o evento está a ser apocalítico :D
 
Aquando do aviso do NHC só haviam ventos com força de furacão no flanco sul do olho. E mesmo esses só tinham 20 milhas náuticas (+-37 kms) de extensão.

Globalmente o campo de ventos é maior no flanco este do olho, sendo isto responsável pela maior nebulosidade. Mas em termos gerais a Ophelia está a ficar bastante compacta.

J0RX2cO.jpg


Os ventos de 50 nós (92 kph) tinham um diâmetro a rondar as 60 milhas náuticas (111 kms).

Arrisco escrever que, como já aconteceu em muitas outras ocasiões, a Ophelia no seu atual estado, com alguma pontaria, poderia passar pelo meio de um dos canais que separam os grupos com consequências relativamente mínimas para as ilhas (mais exequível entre os grupos ocidental e central). A ondulação poderia ser um bocado má mas globalmente não seria muito diferente de um mau dia de inverno.

Já um impacto direto seria muito mau. Novamente, a persistência do recorde da Tanya deve-se a poucas estações e muita sorte.
 
Última edição:
Mais um comunicado do IPMA ... Grupo Ocidental considerado fora do alcance da Ophelia ... Grupo Central a ganhar um bocadinho mais de probabilidade mas ainda muito diminuta e Grupo Oriental ai sim com mais motivos para acompanhamento deste furacão ...


Informação especial

Comunicado válido entre 2017-10-09 16:28:00 e 2017-10-15 16:28:00

Assunto: CICLONE TROPICAL OPHELIA

O I.P.M.A. informa que às 21h (hora dos Açores), o ciclone tropical Ophelia tinha subido de categoria na escala de Saffir-Simpson sendo agora classificado como furacão de categoria 1. Às 21h centro do furacão Ophelia, localizava-se a 1220 km a SW dos Açores, verificando-se um aumento da intensidade do vento nas últimas horas: vento médio estimado de 120 km/h e rajadas da ordem dos 150 km/h. O ciclone Ophelia está a deslocar-se para E a 06 km/h podendo ainda intensificar-se um pouco mais nas próximas horas. Prevê-se que a partir de amanhã (5ª feira), se desloque para nordeste e que às 18 h se encontre a aproximadamente 1100 km a SW do arquipélago.

Para Sábado, pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, não se prevê que as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) sofram influência deste ciclone tropical. Para as ilhas do Grupo Central (Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa e Terceira), existe uma baixa probabilidade, entre 5 e 10 %, de as ilhas sofrerem influência deste ciclone. Relativamente às ilhas do Grupo Oriental a probabilidade do ciclone influenciar o estado do tempo, a partir de Sábado (14 de Outubro), em S. Miguel varia entre 20 a 30 % e em Santa Maria varia de 40 a 50 %.


Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).


Data de edição: 2017-10-11 22:59:15
 
Novo Comunicado do IPMA. Atenção Santa Maria ... é a primeira vez desde o início dos comunicados que se prevê uma probabilidade do Ophelia atingir esta ilha maior do que 50% ... São Miguel também tem motivos para estar atento ...

Informação especial

Comunicado válido entre 2017-10-09 16:28:00 e 2017-10-15 16:28:00

Assunto: CICLONE TROPICAL OPHELIA


O I.P.M.A. informa que, às 09h (hora dos Açores), o centro do furacão Ophelia (categoria 1 na escala de Saffir-Simpson) se localizava a 1165 km a SW dos Açores, verificando-se um aumento da intensidade do vento nas últimas 12 horas: vento médio estimado de 140 km/h e rajadas da ordem dos 170 km/h. O ciclone Ophelia está já a deslocar-se para NE a 06 km/h podendo ainda intensificar-se um pouco mais nas próximas horas. Prevê-se que nas próximas 48 horas mantenha esta direção de trajetória, começando a aproximar-se do arquipélago dos Açores, sendo esperado que às 18h (hora dos Açores) de hoje se encontre localizado a 1140 km a SW da região.

Para Sábado, pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, não se prevê que as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) sofram influência deste ciclone tropical. Para as ilhas do Grupo Central (Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa e Terceira), existe uma baixa probabilidade, entre 5 e 10 %, de as ilhas sofrerem influência deste ciclone. Relativamente às ilhas do Grupo Oriental a probabilidade do ciclone influenciar o estado do tempo (com vento médio igual ou superior a 65 km/h), a partir de Sábado (14 de Outubro), em S. Miguel varia entre 30 a 40 % e em Santa Maria varia de 50 a 60 %.

Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).


Data de edição: 2017-10-12 10:11:06​