Furacão SANDY (Atlântico 2012 #AL18)

A New York City live WebCam in the heart of Greenwich Village

gubXF.jpg


Nova Iorque - Chinatown

ZVhcJ.jpg


Sheraton Tribeca New York Hotel

IMI2g.jpg
 
Esta é uma tempestade muito interessante e, como atinge largas dezenas de milhões de pessoas, com Nova Iorque e Washington pelo meio, a cobertura mediática é "medonha".
Pensem bem: a cidade "que nunca dorme", com o seu movimento frenético dia e noite, seja nas ruas, nas estações de comboio, metro, portos e aeroportos, está neste momento paralisada de uma ponta à outra, em terra, pelo ar, pelo mar e subterrâneos. Não é normal, nem após a queda das torres gémeas tal aconteceu.;)

É de facto uma tempestade gigantesca, mais ainda com processos que ainda se vão suceder após entrar em terra com o choque de massas de ar que o Stormy referiu.

Estive a acompanhar na CNN e, de facto, os seus efeitos já se notaram muito antes da tempestade se aproximar.
Agora que o seu centro está de facto quase a tocar terra, conjugando-se com a maré alta e a fase de maré viva, o mar e as águas das baías deverão provocar inundações severas nalguns pontos da costa, principalmente junto a grandes cidades - relembro que é uma zona muito densamente povoada.
 
Deverá estar prestes a fazer "land-fall", ou entrada\contacto com terra. Há muitas estações a registar pressões inferiores a 960 hPa, com ventos sustentados acima dos 80 km\h.
 
Agora que o seu centro está de facto quase a tocar terra, conjugando-se com a maré alta e a fase de maré viva, o mar e as águas das baías deverão provocar inundações severas nalguns pontos da costa, principalmente junto a grandes cidades - relembro que é uma zona muito densamente povoada.
É a zona mais densamente povoada dos EUA, a megalópolis Boston-Washington.
 
De facto observando os directos da CNN vê-se já os primeiros efeitos do Furacão com as zonas de New Jersey, Maryland e NY a serem muito fustigadas pelos Ventos e Chuvas fortes.
 
Dados da NOAA de há 1 hora (19 UTC):

SUMMARY OF 200 PM EDT...1800 UTC...INFORMATION
----------------------------------------------
LOCATION...38.3N 73.1W
ABOUT 110 MI...180 KM SE OF ATLANTIC CITY NEW JERSEY
ABOUT 175 MI...285 KM SSE OF NEW YORK CITY
MAXIMUM SUSTAINED WINDS...90 MPH...150 KM/H
PRESENT MOVEMENT...NW OR 305 DEGREES AT 28 MPH...44 KM/H
MINIMUM CENTRAL PRESSURE...940 MB...27.76 INCHES

Ventos sustentados de 150 km\h:surprise:
A tempestade fortaleceu bem nas últimas horas...
 
Surpreendente o escarcéu mediático que uma tempestade banal é capaz de fazer. :eek:

Entendo o que queres dizer, mas sempre foi assim, um ciclone que afecte os EUA tem um impacto mediático global tremendamente maior do que umas cheias quaisquer num país subdesenvolvido mesmo que mate milhares de vezes mais. Mas não culpes os americanos por isso, culpa é a incapacidade dos restantes países de acompanharem com tanto interesse, cautela e prevenção aquilo que os afecta.

De qualquer forma, por favor não chames "banal" a isto. Não é todos os dias que vemos um ciclone de 941mp a entrar pela costa leste dos EUA rumo a zonas densamente povoadas e ainda por cima com bandas convectivas ainda bastante activas. O último "center fix" do voo Recon de 941mb foi à latitude de 38,48º. que corresponde mais ou menos ao Meco na península de Setúbal do outro lado do Atlântico.
É um evento extraordinário. Estive uns dias fora, e estou até pasmado com os dados que vejo, isto parece um evento bastante raro, daqueles que só acontecem 3 ou 4 vezes num século. Mesmo que a convecção acabe por enfraquecer e o vento não seja nada de especial, pelo menos a maré de tempestade deve ser brutal em zonas baixas.

5vp2L.gif




O voo Recon a decorrer nesta altura, a pressão tem vindo a descer:

SF3pB.gif