Pues en ese caso no deberían figurar Açores, pues están muy modificadas por la mano del hombre, que destruyó la mayor parte de los bosques originales de Laurislva para convertirlos en pastizales y cultivos de coníferas. supongo que habrá también otros índices.
Modificadas pela mão do homem? haha hahah hahaha haha haha.. Essa foi a maior piada que eu já ouvio em toda a minha vida
Estás completamente errado então no que dizes... pelo que vejo o que tu sabes dos Açores é o mesmo que eu sei de chinês.
Os Açores são um dos poucos locais do planeta em que a acção humanizada pelo homem se sente. O ecossistema dos Açores é um dos mais bem preservados de todo o mundo.
A floresta Laurissilva existe em
TODAS as ilhas a partir de cotas médias de 400 metros para cima.
Quiçá não será as Canárias ou a Madeira que estão completamente destruídas pela acção urbanística e por graves problemas no ordenamento do território? Pois bem me parecia que era isso que querias dizer...
Nos Açores isso não acontece!
Pelos vistos conheces muito mal os Açores e tens de estudar melhor o que define uma região ser considerada melhor do que a outra. Os Açores e as cidades dos Açores têm muito mais qualidade de vida, do que outras cidades europeias ou atlânticas.
A pressão turística exagerada ou, por outro lado, o esforço em encontrar o equilíbrio para não prejudicar a natureza e as populações locais foram os principais pontos analisados pelo artigo Best Rated Islands, que no caso dos Açores não existem. Os Açores não são destino turístico de praia como a Madeira ou as Canárias, daí terem sido poupados pela grande massificação que se vê em outras ilhas.
Numa pontuação de zero a cem, os Açores obtiveram 84 pontos, sendo o arquipélago classificado como, "um sítio maravilhoso. Ambientalmente em boa forma". O ecossistema, dos Açores está em grande forma.
As ilhas com pior pontuação, (apenas 37 pontos), referidas como "em sérias dificuldades", foram os destinos Ibiza e St. Thomas. A ilha americana é descrita como "uma confusão" e Ibiza "já não é Espanha, ou mesmo balear, é uma colónia da Europa e, às vezes, parece britânica apenas".
Nas ilhas Faroe a sustentabilidade nem para o crescimento de árvores chega... A confirmação é dada por sete das outras ilhas nos primeiros nove lugares, cujo clima frio nada tem a ver com os climas açorianos. Não admira portanto a razão que estes "peritos" encontraram para explicar que os Açores estejam ainda relativamente intactos: Açores não são um destino de praia ou de outra forma susceptível ao turismo de massa. De facto, o clima açoriano e caprichoso provavelmente impede o fluxo de turistas.
A ilha deserta do sul da Austrália deve ter conquistado a sétima posição porque tem um clima ainda mais ventoso do que a costa da Austrália do Sul, o que faz com que só mesmo cangurus consigam viver por lá.
(1) - O tradicional modo de vida açoriano, muito perto do que "a vida devia ser", sobreviveu muito protegido da "civilização". Os primeiros turistas ficaram a conhecê-lo, em primeiro lugar, através da hospitalidade açoriana, a qual é explicada pelos "especialistas" de maneira não menos hilariante: "Os habitantes locais são muito sofisticados, uma vez que a maioria viveu já além-mar".
(2) - Sofisticação está associado pelo "especialistas", com algo que assinala o oposto de sustentabilidade, a emigração.
Na verdade emigração evitou a sobrepopulação no passado. Primeiro para a remota Santa Catarina no sul do Brasil e depois para Hawai e Califórnia. Mas só ultimamente alguns emigrantes dos últimos anos, para o Canadá e a costa leste dos E.U., começaram a retornar. A última fase da migração na "aldeia global", com contratos anuais, principalmente para a Bermuda, só apareceu neste milénio.
O litoral dos Açores tem um dos climas mais amenos do mundo, medidos como soma mínima dos dias/graus para aquecimento e arrefecimento. Exemplos das excepcionais variações de paisagem nos Açores - Ilha de Santa Maria: Terra Vermelha no norte e vinhas em cima das ondas no sul.
Os Açores são as segundas melhores ilhas do mundo para o turismo, pela National Geographic. Distantes e temperados os Açores permanecem levemente turísticos.
Os lugares mais apelativos do mundo – as ilhas – são as que estão mais susceptíveis à morte pelo turismo excessivo. Exemplo( Madeira, Canárias, Ibiza etc).
As ilhas simbolizam férias. Evasão. A sua própria insularidade faz delas ainda mais atractivas do que um terreno imobiliário em território continental.
Conclusão
Tal como as ilhas Hawai para os trópicos, o paraíso dos Açores para os subtrópicos foram, em primeiro lugar, o resultado de um clima excepcionalmente constante e ameno combinado com drásticas variações locais causadas pelo relevo. Este factor contribuiu também para a segunda razão de se manterem uma sociedade altamente sustentável: até 1990 escaparam totalmente à integração na "aldeia global".
O top dez da edição de Novembro/Dezembro da National Geographic da sua secção “Traveler” apresenta a seguinte lista:
1 – Ilhas Faroe, Dinamarca
2 – Açores, Portugal
3 – Lofoten, Noruega
4 – Ilhas Shetland, Escócia
5 – Chiloé, Chile
6 – Ilha de Skye, Escócia
7 – Ilha Kangaroo, Sul da Austrália
8 – Ilha Mackinac, Michigan
9 – Islândia
10 - Molokai, Hawaii
Habitantes locais das melhores 10 ilhas mundiais são “muito sofisticados”
Foi com uma classificação de 84 valores que os Açores foram apreciados pela revista National Geographic Traveler, que a colocou rapidamente em segundo lugar.