Não é isso rapaz! Não foi isso que eu quis dizer. Entendeste-me mal. Estou apenas a falar de um facto! E o facto é que os portugueses são dos turistas que nos visitam, aqueles que dão menos lucro. É a verdade! Há que falar das coisas e não omitir. Falar a verdade não ofende ninguém!
Se nós aqui no mercado turístico açoriano sabemos que é assim, não vejo porque razão te sentes insultado. Culpa antes Sócrates. Apenas há que se pôr em pratos limpos a realidade das situações. Talvez seja pelo facto de os Açores estarem geograficamente distantes que aqui a massificação não existe nem nunca existiu.
A maioria dos portuguêses que cá vêm, não gastam um centavo que seja nos Açores, preferindo ir jantar fora por sua conta, e poucos também se hospedam num hotel local, mas tb verdade seja dita e por outro lado tb que existem outros que levam consigo muitas lembranças inesquecíveis açorianas, da sua viagem de visita, e deixam por vezes alguns euros para o dono do veículo que os levou até o final da estrada, além de algumas mais gorjetas para o próprio guia. Mas verdade seja dita que aqueles que o fazem são pessoas de maiores posses financeiras porque em regra geral não é assim. A maior parte das gorjetas que eu recebo são maioritariamente de alemães e americanos. Os suecos são forretas, os franceses estão pouco a pouco a se queixar, seja por causa do vento, seja por causa do cheiro a enxofre das fumarolas, etc etc . vocês nem imaginam as queixas tolas e estúpidas que nós recebemos.. mas pronto é assim mesmo. Quem está ligado a esta vida pra já tem que gostar e ter vocação porque caso contrário meus amigos só mesmo tendo amor à camisola para ter de suportar o mau feitio de certos clientes, e eu tenho MUITO amor aquilo que faço e é por isso que eu defendo e sempre defendi a minha terra e tento sempre dar uma boa imagem dela para todos aqueles que nos visitam.
Os emigrantes açorianos do Brasil, E.U.A e Canadá tb são aqueles que deixam muito lucro na nossa economia local.
Já a Madeira tem um outro tipo de turista, mas tb temos que ver que o turismo na Madeira está muito massificado, ao contrário dos Açores. O turista que nos procura quer paz, natureza, tranquilidade, estar em contacto com as furnas, com o som dos cagarros ao pôr do sol, ouvir a cascata a correr na montanha, observar as belas lagoas e lagos que temos, ver de perto cachalotes e golfinhos, e sobretudo sossego e isso os Açores têm a oferecer a pontapé.
Faço votos para que o turismo na Madeira nunca morra e que continue sempre em frente, mas tb quero que o turismo nos Açores continue da maneira que está porque é isso que nos distingue dos outros: a diferença
Além disso quantidade nunca foi sinónimo de qualidade e qualidade os Açores graças a Deus estão bem fornecidos
Quem gostar dos Açores, gosta.. quem não gostar olha paciência porque há sempre quem goste e os Açores são belos e únicos e por todo o sítio onde já viajei por este mundo acredita que até hoje não encontrei terra mais linda do que a minha.
E os Açorianos são por natureza muito ciosos do que é seu, e eu sendo 100% açoriano de gema, é óbvio que não vou defender a terra do vizinho, senão unica e simplesmente a minha
"Nuestros Hermanos"? Olha, só te digo isso: o espanhol por natureza é arrogante e toda a gente sabe disso... Eles e os franceses são dos piores turistas que se pode receber. São arrogantes e não têm educação alguma. Exigem até que falamos espanhol ou francês com eles. Eu falo sempre em inglês e em português com eles, até porque eles entendem e muito bem o português...e se eles não entenderem,... olha paciência temos pena... até porque quando fui a Espanha era obrigado a falar castelhano porque nem inglês eles sabem, e quando falava por vezes em português sabes o que eles me diziam? "No te entiendo". Si quieres hablar conmigo tienes que hablar en español". É preciso ter muita lata. Estão nos países dos outros e ainda por cima estão à espera que falemos o idioma deles? Não é pra mim. Faço sempre questão de os pôr na linha quando começo a falar em inglês e além disso os manuais turísticos dos Açores estão dobrados em várias línguas entre os quais espanhol, portanto se nem mesmo assim eles entendem temos muita pena.
E olha que é preciso por vezes muita pachorra para os estar a aturar.. São eles que nos visitam e não o contrário portanto não podem estar a exigir com uma arrogância que falemos espanhol ou francês, quando eles estão numa região de língua portuguesa. Eles são arrogantes até ao tlf nas suas reservas e não têm sequer a mínima preocupação em perguntar pelo menos se falamos ou não espanhol. Começam logo a falar no seu idioma e estão à espera sempre que lhes respondemos na sua língua. Enfim.. são muitas coisas que nem te passa pla cabeça.
Quanto aos ideais separatistas posso te dizer que aqui nos Açores e desde a constituição das Autonomias Locais de 1976, estão vivos e recomendam-se, mas é melhor não entrarmos por aí porque senão vamos dar a outro campo que não tem nada a ver com o tópico, mas só para tu tb teres a noção que tanto aqui como na Madeira tb existem ideais separatistas.
Em jeito de conclusão, só te posso dizer que tenho muito amor à minha terra, à minha cultura e ao meu contexto de ilhéu, que sou capaz de dar tudo por ela, e que sou um defensor acérrimo das autonomias locais porque é graças a ela que os ilhéus e os povos afirmam a sua identidade local. Mas isso fica para outro episódio