Imagens de satélite interessantes

• Thread starter Thread starter gouvas
  • Data de início Data de início
:D
KGmiL0m.jpg

É uma imagem bonita e memorável, mas também revela más memórias.
Se vires a mesma imagem na versão das bandas 7-2-1, além da neve de boa memória caída na véspera, também vês as imensas cicatrizes deixadas pelos incêndios florestais de 2005 no norte e centro do país. Se não estou em erro foi o 2º pior ano de sempre, um ano que foi muito seco e devastador a nível de incêndios.

wqXP3xJ.jpg

É uma imagem bonita e memorável, mas também revela más memórias.
Se vires a mesma imagem na versão das bandas 7-2-1, além da neve de boa memória caída na véspera, também vês as imensas cicatrizes deixadas pelos incêndios florestais de 2005 no norte e centro do país. Se não estou em erro foi o 2º pior ano de sempre, um ano que foi muito seco e devastador a nível de incêndios.

wqXP3xJ.jpg
Só tinha 5 anos nesta altura e não me lembro lá muito bem desses incêndios, mas com certeza deve ter sido muito mau! Aquela mancha na serra da estrela até assusta :shocking:

Enquanto não chega alguma ação vou publicando algumas imagens de satélite interessantes, como esta. Uma super célula mesmo por cima de Lisboa (cidade).
aQFJpaH.jpg

É um caso intrigante, pois esta super célula é a junção de uma super célula, que se formou em Oeiras e progrediu para Este, e uma célula, digamos, normal, que se formou no estuário do Tejo e que progrediu para sul. O mais interessante é que se juntaram mesmo por cima da cidade de Lisboa. :shocking:
Nota-se bem, na imagem de satélite, o momento em que ambas as células se fundem.
B7XllKM.jpg

Fontes:
http://lance-modis.eosdis.nasa.gov/imagery/subsets/?subset=Spain.2008292.aqua.1km
https://www.ipma.pt/pt/educativa/fenomenos.meteo/index.jsp?page=sc.casestudy.xml

Última edição:
Só tinha 5 anos nesta altura e não me lembro lá muito bem desses incêndios, mas com certeza deve ter sido muito mau! Aquela mancha na serra da estrela até assusta :shocking:

Off-Topic; Foi um ano péssimo, pois 2005 e 2003 foram anos terríveis para as florestas portuguesas. Nesse ano, por questão de meia hora, não fiquei retido na A1 com vários incêndios em Albergaria e em Pombal. Passei por uma Espace a arder à beira da autoestrada...

Essa imagem, como diz o Vince, tem tanto de belo como de sinistro... Ahhh e é muito interessante ver que na zona mais alta do Alentejo quase não nevou, enquanto em cotas muito baixas do Alentejo Central, Estremadura, Algarve e Andaluzia espanhola. A dispersão de precipitação nesse dia foi algo estranha e daria um bom artigo de estudo para quem se dedica à Meteorologia. ;)

Descobri a imagem de satélite mais épica de sempre!! (Pelo menos para mim :D) Portugal cheio de neve!! Foi quando nevou a cotas super baixas e até Lisboa e o Algarve foram surpreendidos. Bons tempos! Até as serras algarvias com neve pah!!! :lol:
Data: 30/01/2006
FhzaZYS.jpg

Fonte: http://lance-modis.eosdis.nasa.gov/imagery/subsets/?project=fas&subset=Europe_3_01.2006030.terra.1km

Dia memorável, ainda deu para fazer umas bolas, da neve que estava acumulada nas mesas do pequeno parque de merendas junto à Peninha.
Nevava com alguma intensidade, a temperatura rondava os -1 graus.