IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

  • Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
O normal só atualiza de 30 em 30 minutos devido à ausência do radar de Loulé. A imagem normal só é processada de 10 em 10 minutos se todos os radares estiverem online. Selecionar um radar individualmente dará acesso às imagens de refletividade de 10 em 10 minutos.
 
O IPMA voltou a emitir avisos de trovoada.

ukgcosU.png
Dbv0UgM.png
 
Antes -> https://www.rtp.pt/play/p1648/e305762/meteorologia-acores

Depois -> https://www.rtp.pt/play/p1648/e305943/meteorologia-acores

Agora é o boletim pouco informativo.

No dia 19 choveu 34.3 mms no Corvo. No boletim do dia 20 nada se disse.

Autêntica trampa :facepalm:

Trata-se de um situação completamente alheia ao IPMA.
É da responsabilidade da RTP!
Tive a oportunidade de esclarecer o sucedido.
Afirmei que tinha acabado de estragar o melhor programa da RTP, eis a resposta da RTP, em parte não se realizou, pois continua com apenas um dia de previsão.

“Boa tarde Luís, É uma alteração transitória até à instalação definitiva do novo equipamento nas novas instalações. A partir de amanhã vamos acrescentar mais um dia à previsão, e no final de Outubro vai surgir algo completamente novo, num novo estúdio. Obrigado, abraço”
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
O IPMA tem andado a lançar vários comunicados sobre a Ophelia de X em X horas, muito a la NHC, o que é interessante :D

Assunto: CICLONE TROPICAL OPHELIA
O I.P.M.A. informa que às 03h (hora dos Açores) do dia 10 de Outubro, o centro da tempestade tropical Ophelia, localizava-se a 1260 km a W/SW dos Açores, tendo a intensidade do vento aumentado nas últimas horas: vento médio de 85 km/h e rajadas da ordem dos 100 km/h. O ciclone Ophelia está a deslocar-se para NE a 11 km/h e espera-se que continue a intensificar-se nas próximas horas atingindo a categoria de furacão na 4ª feira. A partir do fim do dia de hoje (3º feira) o ciclone deverá deslocar-se para SE pelo que deverá permanecer a sul da região nos próximos dias. No entanto, a partir de 5ª feira ao fim do dia, prevê-se que a tempestade comece a deslocar-se lentamente para NE, aproximando-se assim do arquipélago.

Pela avaliação dos resultados dos diferentes modelos meteorológicos, existe uma probabilidade entre 5 a 10 % de as ilhas do Grupo Central (Faial, Pico, S. Jorge, Graciosa e Terceira) e de 15 a 20 % de as ilhas do Grupo Oriental (S. Miguel e Sta Maria) começarem a sentir efeitos da tempestade a partir de Sábado (14 de Outubro). Para as ilhas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) a probabilidade de serem afectados pelo ciclone é inferior a 5%.



Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação meteorológica através da página do IPMA (www.ipma.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (www.prociv.azores.gov.pt).
http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp

Têm a hora da próxima atualização no documento que colocam no Facebook: https://drive.google.com/file/d/0B6XaVQDYMgtPNTE1Q2dqdG5OdElfM09vWUhjZkFyRFdVazJn/view
 
Off-Topic: Será que os nossos amigos @Orion e @lserpa estarão por detrás destas actualizações?? O IPMA parece que não quer ser ultrapassado pelo Meteopt :D

Não :D

Não me lembro da ano mas recentemente o IPMA emitiu pré-avisos para um ciclone tropical.

Atualização bem-vinda até porque a comunicação social já começa a ficar cheia de notícias que dizem que a Ophelia vai atingir os Açores. A população ainda vai pensar que é mais um Irma ou Maria :lol:
 
O IPMA de 2017 é tão fascinante como desconcertante.

Tanto inova com o mapa de radar dinâmico, algo raro por esse mundo fora, como negligentemente continua a ser um autêntico desastre em manter um mínimo de consistência territorial.

Qual é utilidade de um mapa de trampa como este? Nem com lupa se percebe o que quer que seja.

z1QDITY.gif


No site da AEMET ainda se compreende agora no IM português isto é inadmissível e vergonhoso.