IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

• Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início

IPMA vai investir 4,5 milhões de euros no reforço da rede energética e informática.​

SIC Notícias
07:49

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem previsto um investimento de 4,5 milhões de euros para reforçar a rede energética e informática, bem como a infraestrutura de monitorização, de acordo com a entidade.

Na segunda-feira, o site do IPMA esteve inacessível durante cerca de meia hora, pelas 13:24, devido "a um volume de tráfego excecionalmente elevado", após o sismo de magnitude 4,7 na escala de Richter com epicentro a cerca de 14 quilómetros a oeste-sudoeste de Seixal.

Num comunicado divulgado no 'site' na segunda-feira, o IPMA informa que "já está prevista a realização de um investimento de 4,5 milhões de euros, ao abrigo do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e do Orçamento de Estado, para reforçar a rede energética e informática, bem como a infraestrutura de monitorização geofísica/sísmica e de alerta precoce de tsunamis, que permitirá também ultrapassar os constrangimentos verificados".

Adianta ainda que "a situação sismológica pode ser acompanhada pela população através da aplicação [email protected], ou através da página eletrónica do IPMA em www.ipma.pt".
E, em caso de sobrecarga do 'site', como se verificou na segunda-feira, ou falha de funcionamento, é disponibilizada uma versão simplificada, com a informação essencial de todos os avisos do instituto.

Numa nota enviada segunda-feira à Lusa, a Iniciativa CpC: Cidadãos pela Cibersegurança lamentou a situação, que também tinha sido registada depois do sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter sentido em 26 de agosto de 2024.

Última edição:

IPMA vai investir 4,5 milhões de euros no reforço da rede energética e informática.​

SIC Notícias
07:49

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tem previsto um investimento de 4,5 milhões de euros para reforçar a rede energética e informática, bem como a infraestrutura de monitorização, de acordo com a entidade.

Na segunda-feira, o site do IPMA esteve inacessível durante cerca de meia hora, pelas 13:24, devido "a um volume de tráfego excecionalmente elevado", após o sismo de magnitude 4,7 na escala de Richter com epicentro a cerca de 14 quilómetros a oeste-sudoeste de Seixal.

Num comunicado divulgado no 'site' na segunda-feira, o IPMA informa que "já está prevista a realização de um investimento de 4,5 milhões de euros, ao abrigo do PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] e do Orçamento de Estado, para reforçar a rede energética e informática, bem como a infraestrutura de monitorização geofísica/sísmica e de alerta precoce de tsunamis, que permitirá também ultrapassar os constrangimentos verificados".

Adianta ainda que "a situação sismológica pode ser acompanhada pela população através da aplicação [email protected], ou através da página eletrónica do IPMA em www.ipma.pt".
E, em caso de sobrecarga do 'site', como se verificou na segunda-feira, ou falha de funcionamento, é disponibilizada uma versão simplificada, com a informação essencial de todos os avisos do instituto.

Numa nota enviada segunda-feira à Lusa, a Iniciativa CpC: Cidadãos pela Cibersegurança lamentou a situação, que também tinha sido registada depois do sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter sentido em 26 de agosto de 2024.

Qual é essa aplicação [email protected] que eles falam? Parece ser só um email...

• Gosto
Reactions: StormRic
Qual é essa aplicação [email protected] que eles falam? Parece ser só um email...

Deve ser esta, o .pt estará a mais... :unsure:

1739969862189.webp

As notificações dos sismos por e-mail vêm deste endereço:

1739969941088.webp

Última edição:
É essa aplicação, já instalei.
Se nós pesquisarmos no playstore por IPMA, não aparece, então pesquisei no google por sismos@IPMA e apareceu.

Deve ser esta, o .pt estará a mais... :unsure:

Ver anexo 19307

As notificações dos sismos por e-mail vêm deste endereço:

Ver anexo 19308
Obrigado!
Tinha clicado nas apps android lá no site do IPMA, mas só aparecia a meteoIpma.

Já instalei esta. Mas serve apenas de consulta. Não tem a hipótese de configurar avisos e notificações em caso de sismo.

Não tem a hipótese de configurar avisos e notificações em caso de sismo.

Sim essa APP não notifica em caso de sismo.

A única do IPMA que envia notificações é a Meteo IPMA e só notifica os avisos meteorológicos, mas por vezes falha também ( dá a ideia que tem que se ter a aplicação aberta e a correr em background para notificar, pois muitos dos avisos só recebo a notificação no momento em que abro a aplicação ). :unsure:

Sim essa APP não notifica em caso de sismo.

A única do IPMA que envia notificações é a Meteo IPMA e só notifica os avisos meteorológicos, mas por vezes falha também ( dá a ideia que tem que se ter a aplicação aberta e a correr em background para notificar, pois muitos dos avisos só recebo a notificação no momento em que abro a aplicação ). :unsure:
Sim, deviam melhorar a questão das notificações.

Fico-me com a LastQuake, da EMSC que tenho instalada. Essa tem funcionado muito bem a enviar a notificação de sismos quase em tempo real.

Sim, deviam melhorar a questão das notificações.

Fico-me com a LastQuake, da EMSC que tenho instalada. Essa tem funcionado muito bem a enviar a notificação de sismos quase em tempo real.
Não conhecia a app, obrigado, já instalei.

Não sei se há alguém lá no IPMA que leia este fórum e/ou o que escrevo a seguir, mas se houver, isto é uma critica construtiva pois o IPMA é uma instituição que me merece todo o respeito.
Eu é que às vezes sou um pouco sarcástico e tenho a mania de pensar que tenho piada.

Então é assim.
Sabem aqueles comunicados que subscrevemos do IPMA por email ?
Às vezes calha recebermos um monte deles de catadupa.
Tudo bem, tem a ver com eventos, avisos, etc, etc.
Não há problema nenhum com isso, é assim que funciona, afinal somos nós que subscrevemos isso.

Mas... mas há um pormenor particularmente enervante.

Estes emails são depois notificados pelos smartphones, que tentam fazer um resumo útil do email, espremer o "sumo" do email o melhor que podem para notificar o utilizador.
Mas no caso de parte dos emails do IPMA, parece ser um esforço inglório em que pelos vistos nem a IA consegue melhorar.
Porque os emails do IPMA tem muita "palha", sem qualquer ofensa para quem os redigiu, mesmo que depois obviamente automatizados.

É que penso que hoje em dia este tipo de emails não deve ser como se fosse algum comunicado de imprensa oficial ou algo similar.

Reparem como me aparecem as notificações:

t2rc5vn.png

Porque é que isto acontece desta forma, duplicado e tudo ?
Porque o próprio email do IPMA se farta de repetir coisas, por exemplo no inicio do texto do email repete-se novamente o que já tinha sido escrito no assunto do email, etc.

E qual é o resultado prático disto ?
É uma pessoa pela notificação ficar sem saber de quase nada, tem que lá ir clicar e ler o email e depois ainda percorrer meia centena de palavras até chegar ao que lhe interessa.

A minha sugestão é usarem esse meio de outra forma, com informação muito mais sucinta e compacta.
Como já referi, não usarem como se fosse um comunicado de imprensa ou comunicado institucional.
Eventualmente no final do email até podem deixar um link para algo desse género.

Tem muito por onde poupar palavras. No que toca a notificações, tratem as palavras e caracteres como se fossem mm. de precipitação no barlavento algarvio.
É apenas uma critica e sugestão, com todo o meu respeito.

Ln7d42p.png