Por vezes, parece que são lançados à toa e isto é a prova disso! Sinceramente, assim sendo, não sei para que querem as estações.
Mais um dia em que Alvega e as estações referidas acima caminham para os negativos. Tal como disse, com os valores e a sua duração, se olhássemos para os critérios já dariam até para aviso laranja. Eu por mim, tanto se me dá, este frio não é nada de anormal para a altura, mas se os critérios existem são para se cumprir.
No que toca a temperaturas, os critérios estão idealizados para as capitais de distrito. E apesar de não serem os ideais, não acho que sejam assim tão descabidos.
Olhemos para o distrito de Faro. Faro entra em aviso amarelo aos 4ºC. Aos -1ºC é aviso vermelho.
Aljezur está há 6 dias com mínimas negativas. Faria sentido o distrito de Faro estar há 6 dias em aviso vermelho?
O distrito de Santarém, por causa de Alvega, também já andaria em aviso vermelho.
E mesmo que os avisos fossem elaborados por concelhos e não distritos, faria sentido Aljezur, Alvega, Dunas de Mira, etc, etc, estarem sempre em aviso laranja/vermelho, quando o normal no mês de Dezembro e com céu limpo, é terem essas temperaturas?
Claro que não, e isso só iria tirar ainda mais crédito aos avisos lançados.
A alterar os avisos, a meu ver, os mesmos deveriam ser idealizados em função do número de frequência.
Um aviso vermelho deveria ser para algo que acontece, em média menos de uma vez por ano. (Recorrendo-se às normais 81-10). Ou seja, algo raro.
Um aviso laranja, seria para algo que acontece, em média uma, duas, no máximo três vezes por ano.
Um aviso amarelo, não mais que 10 vezes, em média.