Spider
Moderação
Isso só começou a acontecer desde a última vez que o site esteve em baixo. Parece ser um bug.
Continuo com a questão do radar da RAM entalada na garganta.
Faz quase 1 mês que enviei um e-mail a questionar quando iriam colocar as imagens online, mas (obviamente que) não tive resposta.
Se não colocam as imagens disponíveis à população, para que querem um radar? Para lançar avisos meteorológicos não é de certeza... E hoje provou-se isso. Situação para aviso vermelho e nem o amarelo foi lançado. Não estava previsto? Tudo bem, e o nowcasting? ...
O radar encontra-se em testes, até Setembro/Outubro ficará disponível à população no site. informação dada por uma amiga que trabalha no IPMA.
A máquina deve estar ainda em fase de testes, sendo isso dificultado pela falta de dias de 'mau tempo'.
Se não colocam as imagens disponíveis à população, para que querem um radar? Para lançar avisos meteorológicos não é de certeza... E hoje provou-se isso. Situação para aviso vermelho e nem o amarelo foi lançado. Não estava previsto? Tudo bem, e o nowcasting? ...
Jovem. O que é que uma coisa tem a ver com a outra?
Os radares (todos, incluindo os do continente) podiam estar indisponíveis ao público e isso seria indiferente para >95% dos portugueses.
E hoje provou-se isso. Situação para aviso vermelho e nem o amarelo foi lançado. Não estava previsto? Tudo bem, e o nowcasting? ...
mas esses <5% muitas vezes fazem mais do que o próprio IPMA, nem que seja a publicar no facebook a dizer que vai cair uma carga de água dali a 10 minutos na zona x.
Volto a isto e já vais perceber porquê.
Verdade. Contudo...
- Não sabemos o raciocínio dos meteorologistas;
- Numa ocorrência surpresa em muitos casos é difícil delimitar os prazos dos avisos e se a mesma situação ocorrerá novamente. Ex: Surgiu uma célula muito intensa que debitou 35mms/h numa qualquer estação. Isso insere-se naqueles dias de convecção pipoca, imprevisível por natureza. Como se lida com isso especialmente se, tendo em conta as condições previstas, é improvável que tal cenário ocorra novamente? Isto já aconteceu nos Açores em que choveu (imprevisivelmente) no Nordeste um acumulado equivalente a vermelho. O respetivo aviso foi emitido e depois disso nada de especial aconteceu.
Se não me engano houve uma vez que o IPMA regional fez isso aqui, uma notificação prévia de uma célula mais relevante. Como é óbvio isso é bastante importante mas também exige muitos mais recursos do pessoal do instituto. Mas sim, claro, o IPMA devia ser muito mais ativo nas redes sociais.
Há que esperar pela nova fornalha de meteorologistas que tiveram redes sociais durante toda a sua vida
Claro que não há uma fórmula mágica para melhorar o SAM, mas acho que todos concordamos que podia melhorar. Os Estados Unidos estão muito à frente neste aspecto, mas também têm uma realidade meteorológica completamente diferente. Se calhar muita gente em Portugal pensa que como as calamidades só acontecem quando o rei faz anos, é deixar andar.
...
Como os eventos severos em PT são tendencialmente localizados e esporádicos, mesmo que o IPMA tivesse condições para emitir avisos imediatos de tempo severo não saberia em muitos casos o que dizer ou sequer identificar corretamente o que poderia ocorrer. 'Célula convectiva com ecos roxos/muito elevados aproxima-se da terriola x. Não sabemos se pode ocorrer um tornado ou um downburst mas há condições para isso'. Isso era o caos.
...
.
Boas.
Permite-me discordar.
Sim.. mas discordo na parte do IPMA não saber o que dizer ou identificar...Na maior parte complementas o que escrevi (o que puseste a negrito).