IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

  • Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
Meus amigos,
Só me apetece chorar... As grandes entradas dão-se por Sudoeste... ;(

:D

O radar cumprirá a sua função, nomeadamente identificar as zonas convectivas no meio da nebulosidade com tempo suficiente para avisar a população, se, e só se, o alcance for aumentado (em teoria o IPMA vê até aos 200/300 kms).

Quanto às frentes de sudoeste com precipitação primariamente estratiforme, os modelos e as estações serão sempre os principais meios subjacentes à emissão de avisos.

De vez em quando passam pela Madeira frentes com pouca nebulosidade em altitude. Aí sim o radar terá uma menor utilidade.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa
IPMA, aonde anda o aviso amarelo por causa do calor, Faro com máximas de 36ºC sem aviso, dias com máximas de 31/32ºC tínhamos aviso. :huhlmao: :wacko:
 
Com a remoção do mapa em Flash da sismicidade, ficamos sem modo de consultar sismicidade em períodos anteriores ao dos últimos 30 dias sem ser pelos boletins sísmicos (PDF) do IPMA. Um simples sistema em tabela e mapa dinamico com meia dúzia de queries a uma DB resolvia isso num instante.

Sobre os boletins sísmicos, que geralmente são tornados públicos 3 meses após o mês em causa (que em si já é um longo período), o boletim dos Acores estagnou em Janeiro, já vamos para Setembro e ainda não foi lançado o boletim de Fevereiro. Sei que Fevereiro ocorreu centenas de sismos na zona de Fogo Congro, mas 7 meses para catalogar?

O IPMA costuma responder aos formulários do website? Enviei em Junho e em Julho e nunca tive resposta (geofísica)..
 
  • Gosto
Reactions: lserpa
O radar passou a ser de 10 em 10 minutos mesmo quando algum dos outros radares está offline. Até agora cada vez que um radar ficava offline, só havia imagens de 30 em 30 min como antigamente.

Edit: Ou então só fizeram isso num frame porque ainda não atualizou com imagens novas.
 
Previsão numérica em Portugal: estado da arte e novos desafios

andrew-brown.jpg
2018-09-28 (IPMA)

Vai realizar-se no IPMA um workshop conjunto sobre "A previsão numérica do tempo em Portugal: estado da arte e novos desafios",nos dias 26 de novembro (tarde) e 27 de novembro.

Os temas a debater serão:

  • Caracterização e validação de diferentes sistemas numéricos;
  • Acoplamento oceano-atmosfera;
  • Assimilação de dados;
  • Previsão de ensemble;
  • Novos produtos de previsão;
  • Clima e alterações climáticas.

Orador convidado:
Andy Brown (director de investigação ECMWF) - “Global weather prediction at ECMWF: progress and plans