IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

  • Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
Há sempre a possibilidade de irem trabalhar para o privado e deixarem de ser os mártires do serviço público.
Deixem-se de demagogia patética.
Dívida descomunal, impostos cada vez mais altos e ainda se exige aumentos salariais?
Claro está que o Costa vai ceder em tudo ou não estivesse já em campanha eleitoral. Depois quem há-de pagar é um problema que irão empurrar com a barriga.
 
  • Gosto
Reactions: remember
Ainda gostava de saber exatamente o que se passa com o Radar de Coruche, aparece repentinamente quando vem alguma frente mais significativa mas depois é retirado de novo quando ela passa. É a segunda vez que acontece, claramente o radar parece estar a funcionar bem... A menos que haja outra razão de ordem técnica mas presumo que isso fosse afetar a página também.
 
Ainda gostava de saber exatamente o que se passa com o Radar de Coruche, aparece repentinamente quando vem alguma frente mais significativa mas depois é retirado de novo quando ela passa. É a segunda vez que acontece, claramente o radar parece estar a funcionar bem... A menos que haja outra razão de ordem técnica mas presumo que isso fosse afetar a página também.

Boa noite,

Link? sorry para a minha estúpida pergunta
 
  • Gosto
Reactions: remember
No caso do radar da Madeira, o IPMA devia permitir que a malta pudesse escolher o alcance do radar (nem que fosse 100 & 300 qms). As ilhas são pequenas.

z3YqUo5.png


Hoje está a passar pela Madeira uma frente com pouca expressão em altitude. Como já abordei em muitas outras vezes, o radar não capta nada de especial a sul/sudoeste da Madeira.

lgII7xt.png


Nestes casos a emissão de avisos para a vertente sul continua a ser igual: modelos e estações.
 
Última edição:
Comunicado lançado ontem pelo IPMA referente à Depressão Beatriz:

IPMA 19h42 20181106

**Depressão BEATRIZ**

Informação Meteorológica
Comunicado válido entre 2018-11-06 19:04 e 2018-11-08 23:59
Depressão BEATRIZ

No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos, foi atribuído pela AEMET, o nome BEATRIZ a uma depressão centrada a noroeste das ilhas Britânicas, em 59ºN 28ºW às 12 UTC do dia 6 de novembro. Portugal Continental será afetado por uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte associada a esta depressão, em especial as regiões Norte e Centro. Assim, para estas regiões, a passagem desta superfície frontal fria irá originar chuva persistente, que será por vezes forte entre o meio da tarde de dia 6 e a madrugada de dia 7. Prevê-se ainda queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela no final do dia 6, descendo a cota para 1200/1400 metros durante a madrugada de dia 7.O vento será moderado a forte no litoral, com rajadas até 80 km/h, e forte nas terras altas, com rajadas que serão da ordem de 100 km/h. A região Sul terá períodos de chuva a partir do final do dia 6 e a manhã de dia 7. O vento será moderado a forte, por vezes com rajadas até 80 km/h, no litoral e nas terras altas desta região.No dia 7, é esperado um aumento da agitação marítima em toda a costa ocidental do continente, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.A influência desta depressão em Portugal será sentida também em algumas das zonas marítimas de responsabilidade nacional.

Para mais detalhes para a navegação marítima consultar: http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/
Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar: http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa

Podemos ler aqui "Assim, para estas regiões, a passagem desta superfície frontal fria irá originar chuva persistente, que será por vezes forte entre o meio da tarde de dia 6 e a madrugada de dia 7." Ora, temos um comunicado de uma depressão cujos efeitos começam a afectar Portugal Continental a partir do meio da tarde, mas o comunicado apenas é publicado às 19h42? Haverá alguma palavra que descreva esta e todas as outras situações que não seja incompetência?

 
Bom dia,

Gostava muito de ver a precipitação acumulada nas ultimas 24horas no site do IPMA. Calculada a partir do mosaico radar (http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.remote/index.jsp). Por agora so temos o acumulado de 1hora, com resolução fraca sem possibilidade de zoom. Acho que nao é dificil de desenvolver, pode ser uma aproximação, e dava muito jeito para avaliar os padrões espaciais de precipitação em eventos como o de hoje. Tinha mandado um email ha uns anos, mas ha forma de sugerir isso de forma coordenada ?
Obrigado !
Yannick
 
  • Gosto
Reactions: Thomar
A página dos avisos foi ligeiramente mudada, agora dá para carregar em cada uma das secções temporais individualmente para ler o aviso sem ter de ficar com o rato em cima, a RAM e a RAA foram separadas por cabeçalhos à direita, e agora dá para ver avisos por tipo.

1MeQBZ8.png
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
IPMA: Mapa dinâmico - ECMWF

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.numerica/index-mf2.jsp

ECMWF
Informação baseada no resultado numérico, do modelo ECMWF, para a previsão horária, região do Atlântico Norte para parâmetros temperatura do ar, intensidade do vento, pressão atmosférica e precipitação. Este conjunto de dados é gerado duas vezes por dia, às 00UTC e às 12UTC, para as próximas 24 horas.