IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

• Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
  • Gosto
Reactions: srr
Colocaram a foto no site... ou foi o próprio autor que fez o relato da trovoada no Observar? ;)
https://observar.ipma.pt/

Óbvio - como a postavam, sem a ter ???????

PS: nem todos os "relatos" são aprovados e ou postados.
Não se conseguem relatar directo, fica sempre pendente, depois é ou não é seleccionada.
Enviam um mail e informar o ponto de situação.

Última edição:
Diariamente, ando de olho no site do IPMA para ver quando sai o Boletim Meteorológico de Abril, mas até hoje, só está disponibilizado o Resumo Meteorológico, ao contrário dos meses anteriores.

Sabem-me indicar, por favor, quando é que normalmente o Boletim Meteorológico é lançado? Se é que vai ser lançado...

Obrigado.

Diariamente, ando de olho no site do IPMA para ver quando sai o Boletim Meteorológico de Abril, mas até hoje, só está disponibilizado o Resumo Meteorológico, ao contrário dos meses anteriores.

Sabem-me indicar, por favor, quando é que normalmente o Boletim Meteorológico é lançado? Se é que vai ser lançado...

Obrigado.
Geralmente é na primeira quinzena, agora com o fds talvez só para a semana.

• Gosto
Reactions: MeteoMP
A estação Viseu(cidade) está offline desde o início do mês!!!
A de Nelas acaba por não ser uma má subsituta para o período diurno(máximas parecidas por norma), mas para as noites de inversão nenhuma das vizinhas se aproxima!!!

IPMA pergunta: "Sentiu o sismo de 1969?"

Hoje às 14:41 h

image.aspx

Mais de duas mil pessoas já responderam ao apelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e contaram como sentiram o sismo de 28 de fevereiro de 1969, que abalou sobretudo o Sul do país e provocou 13 mortos. O inquérito, de âmbito nacional, vai decorrer até ao final de junho.

Foi o maior sismo na Europa desde o grande terramoto de Lisboa de 1755. O sismo, de magnitude 7,9 na escala de Richter, provocou 13 vítimas mortais, arrasou aldeias e deu azo a um pequeno tsunami. O Algarve foi a região mais afetada, por ser a que estava mais próxima do epicentro, localizado a cerca de 200 quilómetros a sudoeste de Sagres. Em Lisboa, o sismo foi sentido com intensidade VI na escala de Mercalli, ou seja, foi um terramoto "bastante forte". Aliás, o sismo foi sentido em Marrocos, mas também em Bordéus e nas Canárias.

Para assinalar o 50.º aniversário do sismo, quatro instituições juntaram-se e decidiram lançar um inquérito nacional online para recolher depoimentos de pessoas que testemunharam o terramoto, para complementar, assim, os poucos registos instrumentais que existiam à época. O inquérito macrossísmico, promovido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Instituto Superior Técnico, Faculdade de Ciências de Lisboa e laboratório associado ao Instituto Dom Luiz, vai decorrer até ao final de junho.

Desde fevereiro, já responderam ao inquérito 2629 pessoas, a maior parte das quais da zona de Lisboa (1405), o que, para Fernando Carrilho, do IPMA, faz sentido, uma vez que era na capital "que grande parte da população estava concentrada". Segue-se a zona do Porto (231 respostas) e do Algarve (209 respostas).

Fernando Carrilho acredita, contudo, que a participação ainda vai aumentar, pela experiência em inquéritos passados. "Por exemplo, fizemos um para o sismo de 2009 e responderam cerca de quatro mil pessoas em dois ou três dias", recorda.

Acresce que os promotores do inquérito lançaram um desafio à comunidade escolar, para que seja possível chegar a um maior número de pessoas. Basicamente, os alunos devem encontrar um adulto que tenha sentido e se lembre do sismo. Depois, em conjunto com esse adulto, preenche o inquérito online e, no final, identifica a sua escola para que se candidate a receber um prémio.

"Pretendemos olhar para a distribuição das intensidades do sismo, com base nesses testemunhos", refere Fernando Carrilho, do IPMA, convicto de que deverão existir conclusões em meados de julho.

https://www.jn.pt/nacional/interior/ipma-pergunta-sentiu-o-sismo-de-1969-10901050.html

Alguém sabe, ou já tentou contactar o IPMA sobre o facto de em 2019 ainda usar as normais 1971-00, tendo já divulgado algumas normais 1981-10 há uns 7 anos? É que daqui a ano e meio temos as novas normais prontas e o IPMA ainda nem estas usou

• Gosto
Reactions: guisilva5000
Alguém sabe, ou já tentou contactar o IPMA sobre o facto de em 2019 ainda usar as normais 1971-00, tendo já divulgado algumas normais 1981-10 há uns 7 anos? É que daqui a ano e meio temos as novas normais prontas e o IPMA ainda nem estas usou
Pelo que me lembro, acho que há um tempo de espera até ser possível utilizar as próximas normais. Muito possivelmente só depois de 2020 é que se se trocará o nível "base" da escala das médias. Não sei se é assim, por isso alguém que corrobore.

• Gosto
Reactions: N_Fig
Pelo que me lembro, acho que há um tempo de espera até ser possível utilizar as próximas normais. Muito possivelmente só depois de 2020 é que se se trocará o nível "base" da escala das médias. Não sei se é assim, por isso alguém que corrobore.
Então mas quando deviam começar a usar as 1991-20 é que vão usar as 1981-10? Já a troca para estas foi demorada, só tendo acontecido em maio de 2008, mas estas ainda estão a demorar mais

Então mas quando deviam começar a usar as 1991-20 é que vão usar as 1981-10? Já a troca para estas foi demorada, só tendo acontecido em maio de 2008, mas estas ainda estão a demorar mais
Para avaliar anomalias faz sentido usar um período climatológico com maior distância, as futuras anomalias da década de 20 se fossem comparadas com as normais 91-20 não teriam significado.