Jorge_scp
Nimbostratus
Certamente que sim, e espero que brevemente a minha frase se torne verdade! Não foi minha intenção desmerecer ninguémPercebi o que queres dizer, mas acho que as ilhas das Flores e do Corvo discordarão
Certamente que sim, e espero que brevemente a minha frase se torne verdade! Não foi minha intenção desmerecer ninguémPercebi o que queres dizer, mas acho que as ilhas das Flores e do Corvo discordarão
Mas haver algumas diferenças é normal. A zona entre Castelo Branco e a Guarda tem o problema de ocultação provocada pela Serra da Estrela, acentuada no caso do radar de Arouca.
Ora, fiquei com dúvidas neste aspecto dos "Tsunamis". Como é que o radar detecta estas mudanças de pressão atmosférica que podem indicar a formação de tsunamis? E, os tsunamis provocam alterações na pressão atmosférica? Alguém me pode explicar? Até pode ser, mas gostaria de ler uma explicação. Ou será que eles estão aqui a querer referir-se ao "storm surge" de alguma depressão mais cavada?
E mesmo que seja storm surge devido a baixa pressão atmosférica... que eu saiba, o radar, que trabalha com emissão de um feixe e recepção dos seus ecos, não é suposto "ler" a pressão atmosférica. Só "vê" partículas na atmosfera, normalmente os hidrometeoros...Parece-me que será uma (grande) gralha e é suposto ser storm surge!
Mudaram nem há meio ano para as 1981-10... A nível nacional existem, visto que o IPMA disponibilizou os dados históricose as médias de 1990-2020 não existem ainda?
Alvalade é mesmo um caso de estudo: esta linha de instabilidade, cheia de ecos amarelos e laranja, atravessou toda a zona desde a costa para o interior, em movimento lateral de Oeste para Leste e as células movem-se longitudinalmente. Nenhum dos ecos mais fortes passou em Alvalade e no geral ficou sempre nos intervalos.
Resultado: 0,0 mm na EMA (mas desta vez acho que o pluviómetro está avariado, porque... nem mesmo 0,1 mm??
WU Alvalade, apenas 1800 metros a norte da EMA, acumulou 7,4mm e esteve na mesma situação com as células mais intensas a passar ao lado, portanto choveu, e bem, mesmo não passando ecos amarelos/laranja por cima.
A EMA neste mapa WU está encostada ao contorno do círculo que representa a estação WU referida: é essa a distância entre as duas estações.
Acumulados de ontem:
Portanto, a EMA de Alvalade tem o pluviómetro inoperacional. Resta saber desde quando, que registos passados são ou não fiáveis.
Isto quando até foram usados para os mapas mensais e onde criavam um buraco naquela zona. Isto é má meteorologia.
Desligado "o botão" para colocar os dados ao público?Radar de Coruche falhou a publicação de imagens das 2:50 às 8:20.
Foi realmente pena pois era o que estava melhor posicionado e calibrado para registar a 'Juan'.
2:40-(34 imagens)-8:30
Ver anexo 9435Ver anexo 9436
Não percebo. Falhou significa que não havia imagens, não sei qual a razão nem avancei razão alguma.Desligado "o botão" para colocar os dados ao público?
Já ontem o radar de Loulé "falhou" precisamente no momento em que entrou uma célula mais forte na zona de Faro.
Coincidências...
Sejamos honestos, este tipo de teoria é tão má quanto muitas outras conspirações meteorológicas. Quantos outros eventos meteorológicos severos houve no passado sem haver estes problemas? Qual seria o objectivo de andar a desligar radares? Tenhamos um pouco de bom sensoDesligado "o botão" para colocar os dados ao público?
Já ontem o radar de Loulé "falhou" precisamente no momento em que entrou uma célula mais forte na zona de Faro.
Coincidências...
Talvez tenham verificado alguma obstrução, voltou a funcionar, mas é o único instrumento desta estação IPMA.EMA de Colares perdeu o último instrumento ainda a funcionar: pluviómetro deixou de registar.