IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

• Thread starter Thread starter J.S.
  • Data de início Data de início
Às 11h da manhã de ontem, alguém resolveu "dar um banho" à estação de Cabeceiras de Basto.
f3UuVIZ.png

É impressão minha ou o IPMA está a utilizar o radar da AEMET no mapa do radar dinâmico? Aqueles ecos sobre a raia no Sul, longe do radar de Arouca, são algo estranhos... :intrigante:

O radar de Loulé funciona bem, choveu 0.5 mm na hora indicada no radar. :D Será que aqueles ecos manhosos (ecos falsos) que habitavam nos mares dos Algarves desapareceram com o novo radar :D

Por acaso notei na 3ªfeira à tarde qualquer coisa diferente ao reapareceram ecos falsos das eólicas na zona da Lousã etc. Foi mais ou menos a partir das 13h50.
É o de Loulé mas penso que o de Coruche esteve ligado mas muito pouco tempo, pelo menos até ontem. Não faço ideia mas foi o que me pareceu.

wXm3oCN.png

Há pouco pelas 9h50 "desligaram" novamente Loulé do dinâmico

PS/Edit: Esqueci de referir que a imagem era uma sobreposição de todos os ecos do dia 19 e 20 onde dá para perceber que foi sobretudo o radar de Loulé que entrou em funcionamento
Mas num breve espaço de tempo também apareceu qualquer coisa de Coruche.

Última edição:
Eu andava esquecido de registar os valores diários das estações que aparecem aqui e agora quando me lembrei já fui tarde pois os dias 16 e 17 já não aparecem na lista, alguém sabe como posso obter os dados desses dois dias?

Eu andava esquecido de registar os valores diários das estações que aparecem aqui e agora quando me lembrei já fui tarde pois os dias 16 e 17 já não aparecem na lista, alguém sabe como posso obter os dados desses dois dias?
Só tenho as imagens dos mapas do registo diário do continente de TMáx, TMín e Prec, mas nesses mapas nem todas as estações são visíveis devido à sobreposição de símbolos:

Anexos

• TMáx_20231217.webp
    TMáx_20231217.webp
    170.8 KB · Visto: 21
  • TMáx_20231216.webp
    TMáx_20231216.webp
    171.4 KB · Visto: 21
  • TMín_20231217.webp
    TMín_20231217.webp
    165.8 KB · Visto: 22
  • TMín_20231216.webp
    TMín_20231216.webp
    165.3 KB · Visto: 23
  • Prec_20231217.webp
    Prec_20231217.webp
    157.6 KB · Visto: 22
  • Prec_20231216.webp
    Prec_20231216.webp
    158.2 KB · Visto: 25
Só tenho as imagens dos mapas do registo diário do continente de TMáx, TMín e Prec, mas nesses mapas nem todas as estações são visíveis devido à sobreposição de símbolos:
Menos mal. :)
É uma pena, tinha todos os dados de todas as estações como aparecem na página e até os da radiação solar (que vêm no código mas não são mostrados) desde 1 de janeiro; quase que conseguia o ano completo. :(
Tenho de pedir ao Rui Pinto para ver se me arranja os dados completos desses dois dias... :D

Pluviómetro da EMA de Lisboa (Geofísico) também entupido.

Ver anexo 9048
São duas das estações mais históricas, mereciam outro cuidado. Ainda por cima estão logo ali à mão de alguém responsável que podia resolver na hora o problema, não são daquelas estações lá longe que impliquem uma viagem de muitos quilómetros.
Trabalhei ali na FCUL durante alguns anos (há muitos anos) e assistia à verificação diária dos instrumentos, não compreendo porque isso aparentemente deixou de ser feito.