Habemus mapa dinâmico de radar nos Açores! Parece ainda estar em desenvolvimento, mas...
IPMA - Mapa de radar Açores
www.ipma.pt
Há algumas mudanças no do Continente também.
Ena, acabei de descobrir uma grande melhoria à conta do dinâmico nos Açores. (Já agora, a Madeira fez mal a alguém?)
Se calhar esta melhoria já foi feita antes mas eu só me apercebi agora.
E na verdade maioria das pessoas nem vê essa melhoria.
As imagens de radar do continente parecem chegar ao servidor web do IPMA nuns estonteantes 2 minutos e 15 segundos.
Passei anos, talvez mais de uma década, a queixar-me da demora
A parte mais estranha disto e que já acontecia antes, o site do IPMA não mostra a ultima imagem de radar disponível.
Suspeito que tenha a ver com desempenho e de processos que podem ser mais ou menos rápidos ou mais lentos e quem desenvolveu tem uma abordagem conservadora.
Não sei quem desenvolve estas coisas do IPMA, se é internamente ou é externo, mas se essa for a razão, se é o site ou app que não faz ideia quando chega a imagem e por segurança dão uma margem enorme de tempo, então estão a fazer de forma errada.
O processo, plataforma, aplicação, etc, que disponibiliza/transfere as imagens do radar para o servidor web também deve sinalizar de alguma forma qual foi a ultima imagem/transferência, nem que seja num micro ficheiro de texto (para não gerar/sobrecarregar queries a BD's).
Depois o site ou apps usam esse dado para disponibilizar as imagens de radar, até à mais recente que esteja disponível.
Já agora, a própria animação de radar no site do IPMA, não é assim que se fazem animações de radar, satélite, e outras.
Quando um utilizador clica em "play" deve primeiro ser lida para memória toda a sequência de imagens (com símbolo de espera) e só depois é reproduzida a animação.
Para finalizar, o produto radar deveria usar a nossa localização (mesmo em navegadores/opcional) e fazer um pre-zoom donde estamos.
Última edição: