IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

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Nos States a situação dos ecos por vezes é pior, são coisas que estão um pouco fora do controlo de quem calibra os radares devido aos milhares de factores que causam os ruídos. Camadas de inversão, frentes de brisa, insectos, pássaros...
 
Ja voltou sim mas pessoalmente até gostei de como estava de manha. Podiam era vender o de Loulé e ainda ganhavam uns trocos :D
 
Arouca já tem os dados na página! Mas falta o mapa na imagem... :P

Exacto, só falta mesmo o mapa :thumbsup:

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Mapa manual :)

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Realmente aqueles ecos nunca saem dali, provavelmente não deverá muito que possam fazer. Já se sabia que a instalação deste radar seria complicada, altitude do radar, serras do norte, eólicas, etc. Não sei a razão destes falsos ecos em particular, mas dá ideia que é a "sombra" do grande Porto, se calhar muita interferência urbana?

O problema das eólicas deve ser os pontos que se vêm por vezes nalgumas zonas, aí ainda deve ser mais chato porque volta e meia dá ecos vermelhos, o que se calhar internamente dispara falsos alarmes.
 
Realmente aqueles ecos nunca saem dali, provavelmente não deverá muito que possam fazer. Já se sabia que a instalação deste radar seria complicada, altitude do radar, serras do norte, eólicas, etc. Não sei a razão destes falsos ecos em particular, mas dá ideia que é a "sombra" do grande Porto, se calhar muita interferência urbana?

Mas em situações de chuva fraca como tivemos há uns dias não apareciam estes ecos sobre o mar e o radar portou-se muito bem na detecção e evolução da chuva..parece que os falsos ecos só surgem com tempo de céu limpo, sem precipitação.:huh:
 
Mapa manual :)




Realmente aqueles ecos nunca saem dali, provavelmente não deverá muito que possam fazer. Já se sabia que a instalação deste radar seria complicada, altitude do radar, serras do norte, eólicas, etc. Não sei a razão destes falsos ecos em particular, mas dá ideia que é a "sombra" do grande Porto, se calhar muita interferência urbana?

O problema das eólicas deve ser os pontos que se vêm por vezes nalgumas zonas, aí ainda deve ser mais chato porque volta e meia dá ecos vermelhos, o que se calhar internamente dispara falsos alarmes.
Provavelmente conseguem distinguir, portanto... Mesmo o de Coruche tem alguns problemas com as éolicas da Beira Baixa.
Quanto aos ecos, mesmo o radar de Loulé tem imensos, tal como disse, influencias externas quase "incalibráveis". :p Quando a atmosfera está mais instável, como em frentes, realmente não acontece.
 
Mas em situações de chuva fraca como tivemos há uns dias não apareciam estes ecos sobre o mar e o radar portou-se muito bem na detecção e evolução da chuva..parece que os falsos ecos só surgem com tempo de céu limpo, sem precipitação.:huh:

Na altura não reparei quando choveu, calhou então sempre que vi estar com bom tempo.
Estive a ler uns quantos textos e encontrei bastante informação:

WHAT ARE ANOMALOUS PROPAGATION AND FALSE ECHOS?
http://www.theweatherprediction.com/habyhints/247/

Refraction
http://forecast.weather.gov/jetstream/doppler/beam_max.htm

Anomalous Propagation
http://forecast.weather.gov/jetstream/doppler/ap_max.htm


Num dos textos encontrei este pormenor que poderá ser a explicação para então o radar se comportar melhor com chuva,

Clear Air mode
Clear Air mode is used when there is no rain within the range of the radar. In this mode, the radar is in its most sensitive operation state. This mode has the slowest antenna rotation rate which permits the radar to sample a given volume of the atmosphere longer. This increased sampling increases the radar's sensitivity and ability to detect smaller objects in the atmosphere than in precipitation mode.

....

Precipitation Mode
When precipitation is occurring, the radar does not need to be as sensitive as in clear air mode as rain provides plenty of returning signals. At the same time, meteorologists want to see higher in the atmosphere when precipitation is occurring to analyze the vertical structure of the storms. This is when the meteorologists switch the radar to precipitation mode.
....


http://www.srh.noaa.gov/jetstream/doppler/vcp_max.htm


Provavelmente com bom tempo o radar entra num modo especial rodando mais lentamente, o que o torna mais sensível ampliando fenómenos anómalos que geram falsos ecos de precipitação, além de aves, poeiras, fumo com partículas, etc.

Bom, o que interessa é que funcione bem com a precipitação, os falsos ecos a gente habitua-se a interpretá-los, afinal os outros volta e meia mostram coisas estranhas. A mim é que me tinha parecido que este do norte estava sempre a mostrar reflectividade falsa naquela zona no mar.
 
Ja voltou sim mas pessoalmente até gostei de como estava de manha. Podiam era vender o de Loulé e ainda ganhavam uns trocos :D

Vender?? Agora que temos todo o Continente com cobertura de radar queres vender o radar mais a Sul?:maluco:
 
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O novo e o de Coruche ja contemplam todo o território portanto o sulista é dispensável. Vou mandar mail sobre o caso ao IPMA. :lol:
 
O novo e o de Coruche ja contemplam todo o território portanto o sulista é dispensável. Vou mandar mail sobre o caso ao IPMA. :lol:

Já pensaste que há uma razão para os radares estarem dentro do possível próximo do litoral, e não apenas no interior ?

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É que os radares não servem apenas para ver o que se forma em terra mas também o que se aproxima pelo mar, de preferência com o maior tempo de antecedência (alcance) possível.
 
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Hoje há mais nebulosidade sobre o mar e já não aparecem aqueles extensos ecos falsos de ontem, pelos menos a Oeste.

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O novo e o de Coruche ja contemplam todo o território portanto o sulista é dispensável. Vou mandar mail sobre o caso ao IPMA. :lol:

Todos os radares fazem falta, pelas razões que o Vince já explicou e também pelo facto de que quanto mais longe estamos do radar pior informação retiramos deste, pois as interferências são muitas e de variada ordem, portanto o melhor mesmo é os radares sobreporem-se para melhor eliminar falsos ecos e erros e "ver" mais longe da costa. ;)