Zoom é um pouco improvável de acontecer nos próximos tempos, tinham que mudar as páginas e o output dos dados inteiro... Essa imagem é a imagem que o próprio software do radar dá sem qualquer ajuste, portanto mais prática por agora.
Mas vá lá que colocaram o mapa.
Sim, bastante improvável. O mais importante é finalmente termos radar no norte, mais dia menos dia chegarão umas frentes ou trovoadas para usufruir.
De qualquer forma é sempre bom pedir-se melhor, dado que melhor nem tem que significar muito trabalho ou custos.
Esta "falha" inicial de mostrarem o radar do norte sem o mapa de fundo até foi útil, serviu para eu comprovar as impressões que já tinha.
Se o IPMA diminui o output original e comprime para JPG no website por causa do peso das imagens, a conclusão é que elas são pesadas precisamente por causa do tipo de mapa que usam. Muito colorido, detalhado, com orografia, é isso que torna a imagem pesada, não o produto radar que interessa.
- Se usassem um mapa de cores simples, apenas com divisões administrativas e cidades por ex., o tamanho seria muito inferior. Que é o que fazem muitos outros serviços Meteo, por ex. a Meteogalicia aqui ao lado. Assim, sem grandes complicações, só mudar o mapa, conseguiam dar-nos o output maior e sem estar degradado, e ainda poupar uns 50% de banda, estimativa que fiz.
- Se usassem transparência como aqui há tempos referi, podiam até manter o mesmo mapa de fundo (que fica em cache nos browsers) e só muda o resto. A poupança poderia chegar aos 60/70%, e o output ficava melhor para nós, mesmo usando o mapa actual que ficaria apenas como imagem fixa de fundo....
Agora obviamente não sei se o software de radar deles permite (eles tem o
Iris), mas deve dar porque não faltam outros serviços meteo noutros países que fazem isso.
Mas como já referi antes, o ideal para mim seria algo deste género, apenas uma brincadeira para mostrar, feita numa hora, usando a API do Google Maps, copy-paste de poucas de linhas de código , o trabalho é todo feito pela API:
http://www.meteopt.com/testes/demo1.html
http://www.meteopt.com/testes/demo2.html (neste dá para ver bem os fortes ecos "falsos" causados pelos parques eólicos Alto Minho I)
http://www.meteopt.com/testes/demo3.html
E se não houvesse tempo nem disposição, forneciam o tal layer transparente, e a sociedade civil e empresarial rapidamente criaria ferramentas, apps, de visualização interessantes. À semelhança do que também fazem outros serviços meteo, mesmo na Europa, por exemplo o MetOffice entre outros fornece gratuitamente:
http://www.metoffice.gov.uk/datapoint/product/rainfall-radar-map-layer