bandevelugo
Cumulus
ESTAÇÃO METEOROLÓGICA MAIS A SUL EM TERRITÓRIO NACIONAL - SELVAGEM GRANDE
2016-08-26 (IPMA)
http://www.ipma.pt/pt/media/noticia...edia/noticias/textos/aws-ilhas-selvagens.html
Boas,
Alguém que me possa responder a esta dúvida:
A instalação da Estação Meteorológica na Selvagem Grande é uma excelente notícia, e os responsáveis atuais do IPMA estão de parabéns. Finalmente é suprida uma lacuna que não se compreendia - gastaram-se (e bem) milhões e milhões de euros nos estudos para a ampliação da ZEE e não havia nada que nos informasse do clima de um dos vértices fundamentais do nosso território, aliás incorporado já em 1438...
Contudo, pelos vídeos que andam na net (eg. http://rr.sapo.pt/video/112407/), constatei que a estação foi montada no telhado de um edifício de apoio da reserva natural, numa escarpa voltada a oeste e quase ao nível do mar.
Mesmo tendo em consideração as modestas dimensões da ilha (com fracas "interioridade" e variação altitudinal que possam determinar situações microclimáticas bem diferenciadas), não sei até que ponto esta estação meteorológica é representativa das reais condições meteorológicas e climáticas da ilha: no futuro traduzirá certamente bem o clima da pequena localidade "portuária" onde se situa, mas não da Selvagem Grande, cuja altitude média regula pelos 100m e que tem pontos no interior a mais de 600m da linha de costa.
Imagino que a decisão relativa ao local de instalação tenha sido bem ponderada, em especial quanto às dificuldades logísticas de manutenção e operacionalidade desta estação nas condições agrestes em causa, mas com sinceridade não me parece que seja este o local mais adequado para no futuro definir o "clima da Selvagem Grande" e do seu biótopo mais característico. [Um projeto interessante era colocar outra estação de "controlo" no centro da ilha, ainda que mais rudimentar e só desse temperatura e precipitação, mesmo que temporária, mas compreendo que já seria abusar dos fundos públicos...]
Esta é só uma opinião, quiçá mal fundamentada. Alguém tem mais dados sobre o assunto?