weatherbox
Cumulus
Quanto à má educação, vou só contar uma pequena história: há cerca de 6 anos relatei uma situação de tempo extremo para o IPMA relacionada com um tornado que passou pela região. Tive o cuidado de o remeter para o IPMA, devidamente documentado com fotos, mapa aproximado da trajectória do fenómeno (era fácil pois, ao longo de mais de 25 kms, houve sobreiros com mais de 50 anos, choupos e outras árvores derrubadas numa faixa de 20/30 metros) e relato dos meios de informação locais. Apesar disto tudo, a resposta do IPMA foi um agradecimento e promessa de um futuro contacto que até hoje estou à espera (sentado para não me cansar...).
A "má educação" como deve ter percebido não foi para si, foi para quem chama incompetentes ao que lhe aparece pela frente em vez de se ter uma atitude de crítica construtiva.
Em relação ao outro assunto que aborda ainda bem que fala que disso pois é pertinente. Você reportou isso há 6 anos e faz agora 5 anos e meio que o IM criou um sistema para centralizar todo esse tipo de comunicações por parte dos cidadãos, provavelmente com o intuito de reunir num só local toda essa valiosa informação e não se perder entre telefonemas e emails como parece ter sido o seu caso.
Esse sistema foi criado em 2011 e chama-se Meteoglobal http://meteoglobal.ipma.pt/
Espanha replicou um sistema idêntico em 2013 e actualmente funciona razoavelmente bem.
Mas a adesão cá é mínima. Culpa do IPMA por cá? Alguma, mas não toda. É mais desinteresse por parte da população em geral. Mesmo num fórum de meteorologia como este perde-se muito tempo em futilidades, com a população em geral então nem se fala, afinal nem existe um programa de meteorologia nas TV de Portugal, actualmente acho que só nos Açores, em Espanha são largas dezenas, todas as TVS nacionais, regionais e locais tem boletim meteorológico devidamente apresentado por alguém que sabe minimamente do que fala.
No seu caso, nestes 5 anos quantas vezes notificou o sistema de alguma coisa? Pode mostrar a sua participação? A pergunta é dirigida a si mas pode ser a qualquer outra pessoa.
Última edição: