http://www.publico.pt/local/noticia...em-que-minimizar-impactos-sobre-lobos-1589161ICNF avisa que construção de estrada no Parque do Alvão tem que minimizar impactos sobre lobos
LUSA 26/03/2013 - 11:49
A construção de 800 metros de estrada no Parque Natural do Alvão (PNA), reivindicada pelas populações locais, terá que decorrer entre Agosto e Fevereiro e apenas durante o dia para minimizar os impactos sobre o lobo.
A beneficiação deste caminho rural, uma obra que ficará a cargo do município de Vila Real, obteve parecer favorável condicionado por parte do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
Os habitantes de quatro aldeias da freguesia de Ermelo, concelho de Mondim de Basto, lutam há mais de 20 anos por uma estrada de ligação a Vila Real (ver reportagem do PÚBLICO). Em causa estão, neste momento, 800 metros de um estradão de terra batida que vão ligar as aldeias do Barreiro e de Lamas de Olo.
...
Asfaltar 800 metros de uma estrada que já existe? É este o grande problema dos lobos na zona do Alvão?
A quercus só perde com estas demonstrações extremistas. Se se preocupassem é com a falta de presas naturais e caça furtiva (tanto dos lobos como das presas) em vez de andarem a fazer barulho por causa disto é que faziam bem.
Com estas tretas só conseguem é aumentar o ódio que muita gente naqueles terras tem ao animal: "Se tudo o que pode ser feito para nos melhorar a vida é um problemas por causa dos lobos. Então mais vale a pena acabarmos com os lobos de uma vez por toda."
É normal que muitas pessoas da zona pensem assim.