São recentes, não são poucas.
Em 2003 eram 75 animais, em 2010 já tinham passado para cerca de 450.
Não me admirava que neste momento já ultrapassassem o milhar de exemplares.
^^
Quem sabe se o abrandamento da taxa de crescimento das populações não se deve já ao efeito da predação?
Se achas que 50 animais por ano quando haviam 100 fêmeas comparando com os mesmo 50 havendo umas 250, não é um abrandamento no ritmo de crescimento...
^^
Óbvio que sim, nem eu disse que foi o lobo que causou isso. Limitei-me a levantar a hipóteses da predação pelo lobo já começar a ter influência no crescimento, coisa que não parece ter havido nos primeiros anos em que o crescimento foi explosivo.
Abatido a tiro mais um lobo-ibérico seguido com colar GPS
Foi abatido a tiro mais um lobo-ibérico seguido com colar GPS. Encontrada esta semana, Bragadinha terá morrido no passado dia 17, na zona de caça da Gavieira, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.A fêmea reprodutora da alcateia do Vez era seguida por telemetria desde Setembro de 2012.
Fotografada recentemente pelo fotógrafo de natureza João Cosme a levar comida às crias, Bragadinha foi encontrada morta na semana passada semana em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.
A necrópsia, realizada sexta-feira de manhã, revelou que foi abatida a tiro, tendo depois sido mordida por vários cães e alvo de paulada ou novo disparo post-mortem.
De 15 lobos marcados com colar GPS, no âmbito da investigação do CIBIO, 5 já morreram por causas humanas e de forma ilegal. O lobo-ibérico é uma espécie em perigo de extinção em Portugal e protegida por lei desde 1988.
Cada vez ganho mais ódio aos caçadores... no coments
Quem faz isso não são os caçadores, são os destruidores ou furtivos, os verdadeiros caçadores têm o maior respeito pela natureza e pelas suas presas.
Contam-se pelos dedos de uma mão os caçadores que respeitam a natureza... A maioria tudo o que mexe é para matar!