Sim, tens razão, já falámos disso ontem e até pedimos opiniões.
O que se passa é que a situação sinóptica é complexa com este vale depressionário que estende baixas pressões até aos Açores. Por cima temos um Jet poderoso a cavar mais um centro depressionário aqui e ali nos locais onde entende. A depressão original a que chamámos Andreia ainda está nos Açores contra as várias previsões que a davam a rumar até aqui. Mas essas alterações nos modelos tem sido uma constante dada a conjugação de factores bastante invulgar para estes lados.
Os próprios modelos saltitam os "T"'s dum lado para o outro entre run's. Mesmo para os meteorologistas não deve ser fácil pois cada carta sinóptica que se consulte, cada cenário apresenta conforme o serviço meteorológico que a emite, quer sobre o número de depressões quer sobre localizações. Não foram apenas 2 ou 3 depressões até ao momento, já vamos na 4ª ou 5ª, ainda ontem o Jet estava a cavar mais uma a leste dos Açores (a Andreia estava a Oeste) que entretanto foi absorvida também, de manhã acho que havia outra situação dessas a oeste da madeira.
Olhando apenas para as mais importantes que de alguma forma afectaram açores, madeira ou continente, temos a original, que ainda se mantem nos Açores, temos esta de hoje agora no NW, e teremos então a maior, a de Quarta-feira, se entretanto não mudar novamente, ou seja, a de 4ª poderá ser outra vez a depressão original dos Açores, ainda ontem isso sucedeu no diagrama de fases do GFS, hoje já são 2 diferentes, daqui a bocado pode mudar novamente.
Seguindo uma metodologia rigorosa, sim, provavelmente hoje deveriamos ter dado o 2º nome à depressão que neste momento está no NW do país, e um terceiro nome à de Quarta-feira, isto se não mudar novamente para a depressão original.
Mas com esta confusão toda que não nos é habitual e depois de ouvir as opiniões ontem de quem se quis pronunciar, ficou mais ou menos a ideia de que era preferivel manter apenas um nome para toda esta situação. Mas podemos continuar a discutir o assunto.