Mau tempo: Seguimento (Sistema Depressionário «Andrea» - Abril 2008)

  • Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início
Bom Dia pessoal!
É verdadeiramente impressionante a força do vento na Madeira.
De salientar ainda que no Pico do Arreiro se registaram mais 27mm entre as 5h e as 6h UTC.

Ficam algumas imagens das webcams:


Ribeira Brava


Santo da Serra - Impressão minha ou há árvores ali no chão?


Lido


Machico


Calheta


Funchal

Açores:
De referir que à mesma hora, a Horta nos Açores, estava com um vento médio de 84,2Km/h, e a Estação do Nordeste em São Miguel havia registado 23,2mm de precipitação.
Ponta Delgada estava com 990,6hPa.

EDIT
Das 6h às 7h UTC mais 38,2mm para o Pico do Areeiro!
 
Por aqui a noite teve alguns aguaceiros fortes e com algumas rajadas de vento bem fortes. Quanto à trovoada passou toda ao lado.
Rajada max. (2h04min) 82.4 km/h :thumbsup:
Precipitação desde as 00h - 7.2 mm
Precipitação nas últimas 24h - 24.2 mm
A pressão subiu um pouco 998.4 hPa
 
Mais algumas imagens da Madeira:confused::confused:






Não faço ideia onde é o "Lido", talvez o Rog nos saiba dizer se estas imagens são comuns ou não, mas parece-me que a água já chegou às casas ali junto ao mar.:surprise:


Machico - A estrada é agora um lugar de escorrência.:confused:

Pelas imagens das webcams, nota-se que a chuva forte e o nevoeiro continuam presentes em praticamente toda a ilha.
 
Bom dia!

Balanço da noite de ontem em Coimbra:

Durante o dia atingi uma pressão mínima de 996hPA, que foi subindo lentamente a partir do fim da tarde. E foi também com o fim da tarde que o caos começou entre as 20h15 e as 21 horas (sensivelmente) uma forta chuvada que foi a espaços muito intensa varreu a cidade. Estava de carro na altura e felizmente apenas verifiquei a existência de alguns lençois de água não significativos. Após a passagem desse aguaceiro prolongado passou a haver um regime de aguaceiros curtos, por vezes intensos mas sem a imponência do grande aguaceiro verificado à hora do jantar ( e que o iceworld referiu em directo), o vento passou de moderado a forte e em algumas rajadas e embora não visse, conseguia ouvir algumas chapas e outros barulhos (contentores de lixo talvez) a cair. Por volta das 23 horas/23h30 ouviram-se duas discargas eléctricas separadas (somente). Durante a noite não notei nada de significativo (dormi que nem uma pedra), mas pela manhã não havia índicios de precipitação abundante (apenas o piso molhado em alguns locais). A pressão subiu aos 1002 hPa e baixou esta manhã a 1001hPa... A tendência nas próximas horas será à partida de descida acentuada...

Céu pouco nublado a ficar cada vez mais carregado, vamos ver no que dá o dia! :thumbsup:
 
Aqui está a chover sim mas nada de espacil por agora...registei finalmente o meu primeiro mm (1mm) na ultima hora, miseria...vento fraco a rondar os 10km/h e temperatura a baixar neste momento a mínima com 14,8ºC...
 
Caiu uma chuvita à 1 hora atrás 0,4 mm

O vento está calmo a soprar a uma média de 11 km/h

Oopps. Recomeçou a chover agora 0,6 mm
 
Última edição:
Mau Tempo: Inudações e derrocadas marcaram noite de chuva e vento na Madeira

Funchal, 08 Abr (Lusa) - Algumas derrocadas, queda de árvores e inundações fizeram sair segunda-feira à noite e madrugada de hoje os bombeiros dos quartéis devido às más condições atmosféricas no arquipélago da Madeira, marcadas por fortes chuvas e vento.

Devido a estas condições atmosféricas, um avião da Air Berlin, proveniente de Dresden, divergiu para a ilha do Porto Santo, onde aguarda por melhores condições de tempo para chegar à ilha da Madeira.

Os primeiros voos da manhã (descolagens), segundo uma fonte aeroportuária, foram, no entanto, efectuados.

A cidade do Funchal foi a mais atingida pelo mau tempo, tendo os Bombeiros Voluntários Madeirenses acorrido a 18 inundações em estabelecimentos comerciais e residências, em particular na Zona do Almirante Reis, efectuando ainda a remoção de pedras e de terras, bem como o corte de árvores no Caminho dos Pretos e na Fundoa.

Santa Cruz e Santana foram outros concelhos onde os bombeiros foram igualmente chamados a intervir.

Na ronda a todas as corporações de bombeiros da Região efectuada pela Agência Lusa não há, porém, a registar casos de danos pessoais.

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros emitiu um aviso de mau tempo desaconselhando a circulação a pé ou em automóvel nas zonas altas da ilha da Madeira devido à chuva e fortes ventos com rajadas que poderão atingir os 120 quilómetros horários.

A Capitania do Porto do Funchal aconselha também o regresso das embarcações aos portos de abrigo devido à forte ondulação.

EC



In: rtp