Mau tempo: Seguimento (Sistema Depressionário «Andrea» - Abril 2008)

  • Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início
A chuva e o vento não dão descanso às regiões do Sul; neste momento chove com intensidade e o vento é moderado, com rajadas.

lis080408193023.jpg
copyright © 2008 IM
 
Boas! Temperatura actual de 8,0ºC, 90% hr e 997 hPa, o céu está com nuvens baixas e chove de maneira fraca com vento fraco de NE. O acumulado de hoje até ao momento foi de 17,3 mm e ontem foi de 11,4 mm, mais ou menos o que o GFS previa para cá. A máxima foi de 14,4ºC e a mínima de 7,2ºC.
 
Pessoal do forum! Isto agora por aqui está em grande;)! Grandes rajadas de vento, o telhado até assobia. E chuva para dar e vender:lmao:

Céu encoberto. A máxima hoje não chegou aos 15ºC, ficou-se pelos 14,8ºC. Neste momento estou com a minima do dia 11,9ºC e 86% Hr.



Segundo o GFS o pico seria entre as 18z e as 00z

09-4.png




A última METAR de Ponda Delgada de há 20m atrás regista vento de 66 km/h e rajadas de 92 km/h
 
Aqui por Braga desde a tarde até agora houve três breves interrupções de luz.

Em Melgaço apenas registei 7mm. A pressão tornou a atingir novo mínimo, neste momento apenas 992hPa. Vento fraco a moderado.
 
Bem, parece que, até aqui, temos um sistema depressionário um pouco 'chocho', com abundância de núvens estratiformes. Cumulonimbus nem vê-los, melhor ouvi-los:sad: Ainda tinha esperança com o tal sistema frontal, mas...:disgust:

Estamos debaixo de um sistema depressionário de génese tipicamente polar.
 
A chuva mais forte no sul (Madeira incluída), deve-se à passagem de um sistema frontal:

http://www.metoffice.gov.uk/weather/europe/surface_pressure.html
(ver T+12 e T+24)
A propósito, fez trovoada no Algarve ou na Madeira?

Penso que na Madeira não foi isso. Uma coisa que os espanhois do TiempoSevero falavam é que a atmosfera está muito saturada de água em quase toda a vertical que explica também a nebulosidade e até uma especie de nevoeiro que tivemos durante o dia, daí os receios que tinham no sul de Espanha nos alertas, e em que falavam também dos locais onde a orografia poderia agravar e muito as quantidades de precipitação. Com este vapor de água todo na atmosfera e um fluxo de SW->NE permanente sobre a ilha como se viu nas imagens de satélite desde há quase 2 ou mais dias penso que isso é provocou muita precipitação orográfica. O facto de não ter havido convecção foi tambem prejudicial, pois a precipitação convectiva retira água à atmosfera. Agora porque é que não houve trovoadas e células, ao menos no sul de espanha, não faço ideia.