Mau tempo: Seguimento (Sistema Depressionário «Andrea» - Abril 2008)

• Thread starter Thread starter Minho
  • Data de início Data de início
Exacto! Estes sistemas são típicos de latitudes de 50ºN ou superiores, tipo Escócia. Porque será que estão na nossa latitude? Até parece que algo "descaiu" do pólo para cá ... :lmao: será que saiu dos eixos?

:lmao::lmao::lmao:

Ás tantas saiu mesmo dos eixos vamos esperar pelo "Verão" o "choque" :cold: :rain: será maior :assobio: :assobio:

Post Original de Vince Ver Post
Penso que na Madeira não foi isso. Uma coisa que os espanhois do TiempoSevero falavam é que a atmosfera está muito saturada de água em quase toda a vertical que explica também a nebulosidade e até uma especie de nevoeiro que tivemos durante o dia, daí os receios que tinham no sul de Espanha nos alertas, e em que falavam também dos locais onde a orografia poderia agravar e muito as quantidades de precipitação. Com este vapor de água todo na atmosfera e um fluxo de SW->NE permanente sobre a ilha como se viu nas imagens de satélite desde há quase 2 ou mais dias penso que isso é provocou muita precipitação orográfica. O facto de não ter havido convecção foi tambem prejudicial, pois a precipitação convectiva retira água à atmosfera. Agora porque é que não houve trovoadas e células, ao menos no sul de espanha, não faço ideia.

Poderá ser um tema interessante para nos debruçarmos nas nossas discussões: a fraca convectividade deste sistema. De facto, penso que a génese desta família de depressões Andrea é diversa daquela que deu origem ao tornado no cabo Espichel ou daquela das célebres depressões convectivas que se formam a SW do cabo de S. Vicente, no outono, mais bem alimentadas quando a superfície do mar está mais quente.

boas

mas até agora o cape tem estado certo, este nunca foi alto, mesmo para o sul de Espanha.

agora com a estranha junção das b1 e da b3 formando a b4 :D o cape ficou mais alto e promete alguma animação

abraços

]ToRnAdO[;67713 disse:
Chove A Potes!!!! Diluvio

Nesta altura, segundo o mapa, o Algarve está debaixo da acção directa de uma superfície frontal bastante activa e carregada de muita humidade. Agora, quanto a convectividade é que não sei. Já troveja?

Nesta altura, segundo o mapa, o Algarve está debaixo da acção directa de uma superfície frontal bastante activa e carregada de muita humidade. Agora, quanto a convectividade é que não sei. Já troveja?

Já parou á 5m, mas o vento continua... foi brutal mas soube a pouco!!:D

Foi da pesada...

Trovoada esta em extinsao!!

boa noite!:)

AV Roma: vento moderado;
nao chove;:disgust:
chuvas baixas a média velocidade.

esperam-se supresas esta noite por ests bandas???:rain: :trovao:

pois é Andre, o problema é esse, a precipitaçao que cai no Arreiro, vem quase toda "desaguar" no Funchal e as consequencias sao as que se viram na TV (ribeiras cheias). ainda bem que foram feitas obras de regularizaçao do caudal ;);)

ja agora podem ajudar-me : como se colocam fotos/imagens... no forum:confused:

obrigado!

Chove bem em Bragança, 5,3mm na última hora.
8,1ºC

Boas noticias Brigantia!Ja tava em falta esta chuvinha...Se bem que ainda é pouca e tb n vai cair assim tanta como devia..! :( Há pouco tb falei p um familiar que vive em Vila Real e que me disse que chovia lá bem!Pelo Porto, tudo calmo...:rolleyes:

Localização das duas depressões que fazem parte do sistema depressionário «Andrea».

andrea2gv9.gif

(retirei o meu post que falava sobre a localização das depressões, porque continha imprecisões. Às 18h UTC, existiam duas depressões no sistema depressionário «Andrea», e não apenas uma como fiz referência)

Por aqui mantem-se o vento muito forte
Alguma chuva fraca.

boa noite!:)

AV Roma: vento moderado;
nao chove;:disgust:
chuvas baixas a média velocidade.

esperam-se supresas esta noite por ests bandas???:rain: :trovao:

pois é Andre, o problema é esse, a precipitaçao que cai no Arreiro, vem quase toda "desaguar" no Funchal e as consequencias sao as que se viram na TV (ribeiras cheias). ainda bem que foram feitas obras de regularizaçao do caudal ;);)

ja agora podem ajudar-me : como se colocam fotos/imagens... no forum:confused:

obrigado!

Boas..Esqueci-me de referir no post anterior a ajuda p inserir imagens!:thumbsup:

http://www.meteopt.com/forum/portugal/como-inserir-imagens-no-forum-256.html#post67444

Dia chuvoso em Bragança:), penso que o vento não foi muito significativo e não houve trovoada. À pouco apanhei uma valente molha:rain:
Neste momento a chuva abrandou de intensidade e vento está fraco

Por Peniche tudo calmo... até demais :angry::angry:
Depois de uma bela descarga por volta das 19h desde as 20h que parou de chover e o vento está calmo....
Trovoadas = 0 :sad:
Tenho mesmo saudades de uma bela noite de trovoada... mas pronto...
:(