METEOROLOGIA: O vosso perfil

Bem-vindo, chechu.

Post interessante o teu, sem dúvida.
Serve para tirar uma ideia curiosa que é a seguinte: nós, os aficionados da meteorologia, cá nos países do Sul, desejamos vagas de frio e nevões, ao passo que vocês aí em Paris, bem mais a Norte, desesperam por ondas de calor e seca.

Isto faz-me pensar o seguinte: muitas vezes desejava viver num país nórdico, ou bastava-me o norte de França ou a Alemanha, apenas para poder assistir àqueles Invernos fantásticos de tempestades, neves e gelos. Mas tenho quase a certeza que, se vivesse lá, esses fenómenos por serem mais comuns deixariam de ser desejados, e passaria concerteza a desejar ondas severas de calor :D e secas extremas :lol:

Em resumo, os habitantes das ilhas Seychelles saíriam para a rua se nevasse.
Os habitantes da Sibéria Oriental saíriam para a rua se tivessem 15 dias de calor. É mesmo assim.

Chechu, essa tempestade que falas, não foi aquela em que caiu um número recorde de árvores em França, e vimos aquelas imagens de milhares de árvores tombadas? O problema é que aqui na Europa não chamam furacões, mas também os temos, e esse foi um deles.

Bem. aguardemos por mais participações neste tópico, e depois prometo fazer um balanço do mesmo, Ok, colegas? :thumbsup:

Ola todos.

Apresento me. Chamo me Daniel, estou en St germain en laye. Fica a 20 kilometros de PAris. Em Portugal sou originario de uma aldeia chamada Freixedas, no concelho de Pinhel. ;)

Vou intentar responder as 3 preguntas.... :)

1 - O que me fascine na meteorologia es la multitude de fenomenos que podem acontecer, e a velocidad que isto acontece.
E uma sciencia que tento seguir desde que sou menino.

2 - Minha situacão preferida são os periodos de seca e de calor.

3 - O episodio meteorologico que vivi e que mais me marcou foi a tempestada dia 26 de dezembro de 1999 onde a velocidad do vento foi de 175 km/h.

:thumbsup:

Bemvindo!!! :cheers:

1 - O que vos fascina na Meteorologia?
2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?
3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?

1- A diversidade de fenómenos meteorológicos. Os que nos surpreendem ou pela sua beleza - como a neve, ou pelo seu poder imponente como trovoadas, furacões, tornados e outras tantas situações extremas.
Mas pensar que no fundo, a essência destes fenómenos utiliza elementos simples (como a água, o vento, o calor...) que aliados derrubam o que quer que seja.

2- Sem dúvida os furacões e as trovoadas...

3- Vários, mas um dos mais recentes e também marcantes, foi sem dúvida a passagem do furacão Vince e a Tempestade Tropical Delta perto da ilha da Madeira, em 2005.

Ok, conforme prometido, vou apresentar aqui o resumo deste tópico.

Responderam às questões colocadas 20 membros, a saber, Angelstorm, Bruno Campos, Dan, DjAlex, Fil, Luís França, Miguel, Minho, Ronaldo Coutinho, Seringador, Pedro Canelas, tozequio, Kimcarvalho, Luper, Spiritmind, Tornado, João Fonseca, Chechu e Rogpacheco, além de mim, claro ...;)

Volto a recordar as questões que então foram colocadas:

1 - O que vos fascina na Meteorologia? :huh:
2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida? :cold: :rain: :hehe:
3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou? :shocking:

Em relação à pergunta 1 - o que fascina na Meteorologia? :huh:

Imprevisibilidade e sujeição do Homem - 7 respostas
Beleza dos fenómenos meteo - 2
Diversidade de fenómenos - 2
Outras razões: velocidade das alterações climáticas, importância da meteo no dia-a-dia, situações extremas e previsão a longo prazo, a climatologia, etc.

Em relação à pergunta 2 - situação meteorológica preferida? :cold: :rain: :hehe:

Neve, Gelo e Frio - 12 respostas
Fenómenos extremos - 4
Actividade convectiva tropical - 4
Trovoadas fortes - 2

Em relação à pergunta 3 - episódio meteorológico mais marcante? :shocking:

Neve Porto 14 Jan 1987 - 3 respostas
Neve centro e sul 29 Jan 2006 - 3
Nevão no Interior primeiros dias 1997 - 2
Uma trovoada - 2
Outros episódios marcantes: as nevadas generalizadas do Carnaval 1984, uma tempestade de neve no Brasil, queda brutal de chuva em Setubal (94l/m2) em 29/09/2001, os nevões de 1970/71 na Estrela, a vaga de frio de Dez 2001, um nevão no Gerês em 1991, a temperatura verificada num oásis na Tunísia (53º), uma tempestade de saraiva na Madeira, a onda de calor 2003, uma célula convectiva em Famalicão em 04/09/2003, etc.

Este é o resumo geral, uma ou outra situação ou apreciação poderá ter sido esquecida ou incluída numa mais geral.

E então que conclusões podemos retirar desta amostragem?

1 - A Meteorologia fascina-nos essencialmente pela sua imprevisibilidade, aliada à beleza e diversidade dos fenómenos existentes.
2 - Os fenómenos extremos cativam as nossas atenções, muito em particular aqueles relacionados com a neve, o gelo e o frio, mas também uma boa trovoada, preferencialmente de origem tropical, anima o pessoal.
3 - Os episódios marcantes da nossa vida meteo retratam a conclusão anterior, e foram aqueles que tiveram a ver principalmente com nevadas e trovoadas.

Façam também vocês os vossos comentários :thumbsup: e, como é lógico, o tópico continua aberto a mais respostas de outros membros que também queiram participar. ;)

Boa descrição:thumbsup:
Posso sugerir que fiques o responsável pelos futuros inquéritos;) :D :rolleyes:

Obrigado pelas vossas observações! :thumbsup:

Por mim, tudo bem, Seringador, quando precisarem de alguém para escrever e organizar umas coisas, contem comigo. Sempre gostei muito de escrever. Aliás, tenho outro inquérito em curso neste forum, o da vossa região meteorológica preferida. :)

Já agora, aquele e-mail para o provedor da RTP, solicitando a existência de uma informação meteo em condições, se for para avançar e se precisarem de alguém para redigir a dita explanação, estou à vossa disposição. ;)

Os meus conhecimentos específicos desta área não são muito desenvolvidos, dado não ter formação nestas matérias, daí eu participar muito no sector "Geral" e menos naqueles mais técnicos. Por isso, aturem-me com mais tópicos de assuntos generalizados, aliás, como se faz muitos noutros foruns de meteo espalhados por esse mundo fora.

Mas deleito-me a ver as vossa análises técnicas e previsões, esperando um dia também ter conhecimentos para entrar por aí ... :D

Dado o elevado número de adesões que temos tido ultimamente, activo de novo este tópico, por forma a que possam os novos membros descrever o seu perfil meteorológico. ;)

1 - O que vos fascina na Meteorologia?

Simplesmente tudo..!! O modo que as pessoas vivem conforme as condiçoes meteorologicas da região, seja em Fairbanks no Alaska ou em Riad na Arabia Saudita.

2 - Qual a vossa situação meteorológica preferida?

Sem duvida o frio, aliás estou no pais errado:hehe: , mas até que faz um friozinho aqui como 0ºC no inverno de 94 em São Paulo.

3 - Qual o episódio meteorológico que viveram que mais vos marcou?

O que mais me marcou foram 2 situações :

A primeira foi no Monte Pilatos perto de Berna na Suiça a 2.200m quando estava -13ºC e um vento de 30 km/h.....!!!!

A segunda foi em Luxemburgo quando tomei uma chuva com 03ºC e fiquei totalmente molhado...aliás passei mais frio que os -13ºC de Pilatos..:D

Então, pessoal recém-chegado, com tantas entradas novas, alistem-se e desvendem lá o vosso perfil meteorológico ... :lol:

1º O que me fascina na meterologia?

a sua imprevisibilidade...o facto de condicionar indiscutivelmente as nossas vidas e o nosso quotidiano

2º A situação metereológica favorita?

não gosto de extremos..nem mt frio...calor ou chuva...prefro a primavera...chuva q.b., sol bastante e temperaturas agradáveis...além do mais faço anos nesta estação :D

3: Situação metereológica mais marcante?

eleger uma é complicado...mas um dia nos fins de janeiro de 2001 em que aqui choveu todo o dia sem parar e com grande intensidade

e o ultimo 25 de outubro onde nunca tinha visto chover tanto em tãot pouco tempo.h.:rain: