Ola a todos, desde ja, acho muito interessante este forúm e dou desde já os parabéns a todos os participantes que contribuem diariamente para o seu desenvolvimento!
Apesar de este tópico estar há muito tempo por actualizar, estive a segui-lo e surgiram-me algumas questões. A realidade é que desde muito pequena que adoro vulcões, adoro sismos, dinâmica de placas, enfim, coisas parvas às quais ninguém liga.. calhaus. Desde o 10º ano que a psicologa da minha escola me aconselhou o curso de meteorologia, oceanografia e geofísica. Engracei com ele, suponho.. não sei, estou desde então decidida que é o rumo a dar á minha vida de pré-universitária. O secundário acabou, exames concluidos, candidaturas feitas.. Sem qualquer dúvida. A média deve chegar.. No entanto, ao ler este tópico fiquei bastante assustada, não sei exactamente se será o curso que me deram a entender ser.. gostava de falar com alguém que estivesse a frequentar o curso, ou que fosse pelo menos entendido na área. Desculpem o incomodo, há alguém que se possa disponibilizar para eu falar um bocadinho?! Preciso de saber exactamente o que se faz.. A saída profissional mais frequente são as bolsas? é obrigatório fazer o mestrado da fcul? que alternativas tenho?
Desde já obrigada!
xana =)
Olá Xana_
Eu sou o amigo que o Daniel referiu. Já regressei das minhas férias.
É verdade, estive no curso de MOG, mas o meu objectivo nele era a meteorologia e não a geofisica interna. Hoje, e apesar de estar no curso de eng. da energia e ambiente, não desliguei de MOG. Aliás, um dia ainda hei-de voltar à formação académica de meteorologia. E como ambos os cursos têm bases muito idênticas, não deixo de estar actualizado referente aos novos rumos do curso de MOG. Por isso podes perguntar o que quiseres. O que eu não souber responder, pergunto na secretaria da fcul e logo te informo.
Respondendo às tuas perguntas...
Com Bolonha, tens agora dois ciclos. O primeiro ciclo corresponde à licenciatura e é comum tanto à área de meteorologia, como de oceanografia, como de geofisica. Nesses 3 anos, terás muitas cadeiras de matemática, fisica e algumas de informática e quimica que servirão de base. Terás também cadeiras de ambito geral nas três áreas que o curso aborda.
O segundo ciclo corresponde aos 2 anos de mestrado, e aí sim, focaste na área que pretendes seguir. Terás um leque de cadeiras que poderás escolher consoante aquilo em que te queres especializar. No teu caso, escolherás aquelas que mais se relacionam com a geofisica interna.
Quanto ao mestrado, não é obrigatório na fcul. Faze-lo no estrangeiro é sempre uma opção. Mas para isso é preciso vontade e pesquisa por iniciativa própria.
Em relação às saídas profissionais, as bolsas são uma boa forma de começar a ganhar experiência de trabalho na área, mas certamente depois encontrarás algo melhor.
Estás à vontade para expores qualquer dúvida que tenhas.